FUABC assume serviço de urgência e emergência do Hospital Geral de São Mateus

Publicado em: 21/05/2020

Trabalho na Clínica Médica do PS Adulto teve início em maio, a fim de fortalecer ações de saúde e o enfrentamento à Covid-19 na região

 

Foto: Google Street View

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, qualificada como Organização Social de Saúde, a Fundação do ABC acaba de ampliar a bem-sucedida parceria com o Governo do Estado de São Paulo, assumindo em 6 de maio o gerenciamento do atendimento de urgência e emergência do Pronto-Socorro Adulto do Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco. O convênio tem validade de 6 meses e objetiva o enfrentamento da pandemia de Covid-19 por meio do fortalecimento das ações e serviços de assistência à saúde prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região de São Mateus.

O valor total do contrato é de R$ 2,1 milhões, que serão repassados em 6 parcelas mensais de R$ 359 mil. A contratação visa a prestação especializada de serviços no atendimento de urgência e emergência. As atribuições inerentes aos médicos serão desde a admissão do paciente na Clínica Médica do PS Adulto até a alta do setor ou transferência para internação, seguindo os protocolos da unidade.

As especialidades atendidas no local são Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Queimados. A FUABC assumiu somente a área de Clínica Médica, com estimativa de 4,8 mil atendimentos por mês. O serviço compreende atendimento médico clínico no Pronto Atendimento, Sala de Emergência, Sala de Estabilização, Observação Masculina e Feminina, e abrange consultas, medicação, avaliação, observação, reavaliação, internação, evolução médica, prescrição e alta hospitalar.

O Hospital Geral de São Mateus fica na rua Ângelo de Candia, 540, São Mateus – São Paulo (SP). A unidade responde por área de abrangência de quase 430 mil habitantes. Atende a diversas especialidades médicas e é referência na Rede de Urgência e Emergência.