FUABC e Central de Convênios realizam SIPAT

Publicado em: 14/11/2013

Sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Fundação do ABC e Central de Convênios organizam de 25 a 29 de novembro a SIPAT 2013 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) – neste ano batizada Seminário em Saúde do Trabalhador. Ao todo serão cinco palestras sobre temas variados – como aposentadoria especial e prevenção contra tuberculose –, além do espetáculo teatral “As doenças e acidentes do trabalho”, dia 28, às 14h, encenado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-SA).

As atividades ocorrerão no Anfiteatro David Uip, no campus da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André).

Programação diversificada
A abertura dos seminários da SIPAT 2013 será em 25 de novembro, às 14h, com palestra da advogada previdenciária Dra. Adriane Bramante, que falará sobre “Aposentadoria especial voltada aos profissionais de saúde”. No dia 26 serão dois eventos. Às 9h, o auditor fiscal do trabalho, Dr. Danilo Costa, abordará o tema “Modelo de desenvolvimento e seus conflitos com as políticas públicas de proteção ao trabalho”. Às 14h será vez da psicóloga e advogada, Dra. Andréia Garbin, falar sobre “A atenção à saúde mental relacionada ao trabalhador do SUS: desafios e possibilidades”.

Na quarta-feira (27), os trabalhos serão na sala de videoconferência. Agendada para 9h, a palestra “Proteção do trabalhador da saúde frente a tuberculose” contará com explanações da pneumologista Dra. Luciene Franza e da enfermeira Andréia Farias.

O encerramento do Seminário em Saúde do Trabalhador será dia 29, às 14h, com palestra da presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Dra. Solange Caetano, sobre “Adoecimento e estresse dos trabalhadores da saúde submetidos a longas jornadas de trabalho”.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 4993-5431, pelo e-mail engenhariadeseguranca@fuabcorgbrprovis1.hospedagemdesites.ws ou via Prtal Atena (www.cc.org.br).

SIPAT AME-Mauá
Com o propósito de conscientizar, alertar e orientar colaboradores sobre as práticas de segurança no ambiente de trabalho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá promoveu de 14 a 18 de outubro a primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT.

As palestras envolveram temas variados, entre os quais “Motivação”, com a psicóloga Carla de Sa Vaz Coradi, “Terapia do Riso”, com Ivone Engelnann, “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, com Maria Gonçalves Pereira, e “LER e DORT”, com Eleonor Sales Rosa Costa e Rosângela Oliveira.

“A SIPAT foi extremamente importante para que a CIPA – Comissão interna de Prevenção de Acidentes conseguisse reunir os funcionários para discussão de assuntos relacionados à segurança do trabalho, tais como uso de equipamentos de proteção individual, prevenção de doenças, prevenção de riscos no ambiente de trabalho, além de melhorar as relações entre o AME e seus colaboradores”, considera a comissão organizadora da SIPAT 2013.