FUABC empossa novos conselheiros de 2013

Publicado em: 25/01/2013

Presidente quer planejamento estratégico para a saúde na região

A Fundação do ABC deu posse nesta quinta-feira (24 de janeiro) a 8 novos membros do Conselho Curador – instância máxima deliberativa da entidade, composta de 21 representantes. A cerimônia no Anfiteatro David Uip, no campus FUABC-FMABC, contou com os prefeitos de Santo André e São Caetano – respectivamente Carlos Grana e Paulo Pinheiro –, cidades instituidoras da Fundação que indicaram seus novos curadores. Pela Prefeitura de Santo André assumiram Jurandyr Teixeira das Neves e Carlos Augusto Alves dos Santos. Pelo Conselho Municipal de Saúde foi empossado Dr. Homero Nepomuceno Duarte.

Já São Caetano indicou como curador Marco Antonio Santos Silva pela Prefeitura e José Roberto Espíndola Xavier pela Câmara de Vereadores. Marco Antonio Silva, secretário de Governo de São Caetano, será também vice-presidente da FUABC, eleito pela Curadoria em 31 de janeiro. São Bernardo esteve representada pelo vice-prefeito Frank Aguiar e terá como curador na FUABC Thiago Marchi Sacoman.

Também assumiram as novas indicações do Diretório Acadêmico da FMABC, as alunas Bárbara Renna Pavin e Mariana Gasparelli de Sousa.

Aos novos curadores, prefeitos e secretários de Saúde presentes à solenidade o presidente da FUABC, Mauricio Mindrisz, colocou como desafio a construção de um planejamento estratégico da Fundação do ABC que seja referência para os poderes públicos. Apontou que é grande o papel da entidade na saúde regional, a partir da gestão dos principais equipamentos médicos e assistenciais. “Tenho certeza de que o próximo quadriênio reúne as melhores condições que a FUABC já teve na relação com os municípios, na direção de avanços significativos para melhora da saúde”, citou.

Mindrisz lembrou que desde outubro passado, após as eleições municipais, tem se reunido com os novos prefeitos, que se mostraram receptivos à causa. O presidente anunciou que em fevereiro próximo dará início efetivo ao planejamento estratégico, que definiu como “tarefa obrigatória”, exortando todos os secretários de Saúde à participação. Na posse dos novos curadores compareceram os secretários de Santo André, São Bernardo, Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra, respectivamente Homero Duarte, Arthur Chioro, Lumena Furtado, José Augusto Ramos e Regina Maura Zetone.

Mais representatividade

Outra questão colocada em pauta para os trabalhos de 2013 é aumentar a representatividade do Conselho Curador com membros de outros municípios parceiros – casos de Mauá, Rio Grande, Bertioga e Praia Grande –, além de indicações do Consórcio de Prefeitos e de outros segmentos da saúde.

São hoje 21 curadores, representantes das prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano –, das câmaras municipais e conselhos de saúde, além de funcionários, alunos, ex-alunos, professores e residentes da Faculdade de Medicina do ABC. A presidência do Conselho Curador é indicação do prefeito de uma das cidades do ABC, que se revezam no comando da instituição a cada 2 anos. No biênio 2012-2013 Mauricio Mindrisz representa São Bernardo.

Mindrisz também planeja retomar em 2013 a pauta sobre a força institucional da FUABC-FMABC, que a seu ver deve ser aproveitada tanto para influenciar a agenda da saúde pública quanto para melhorar as negociações com fornecedores. Também anunciou que a FUABC discute com prefeitos de Praia Grande e Bertioga assumir novos serviços na rede básica e no PSF (Programa Saúde da Família). Bertioga esteve representada pelo secretário de Saúde, Manoel Prieto Alvarez.

O orçamento da instituição previsto para 2013 é de R$ 1,3 bilhão. Hoje são mais de 20 equipamentos de saúde sob gestão no ABC e Litoral, onde atuam cerca de 13 mil funcionários. Uma das novidades este ano é a gestão do novo Hospital de Clínicas José Alencar, em São Bernardo.

Tanto o prefeito Carlos Grana quanto Paulo Pinheiro, reforçados pelo vice-prefeito Frank Aguiar, citaram a importância das parcerias estratégicas da FUABC com seus municípios. Pinheiro foi curador da Fundação por quase 15 anos e, junto com Carlos Grana, elogiou o arranjo institucional que a entidade construiu e que considera um patrimônio do Grande ABC. Frank Aguiar se disse satisfeito em ver a região unida no entendimento de que saúde é prioridade de gestão pública e destacou a importância da Fundação nessa área. Representando a Faculdade de Medicina, Dr. Caio Parente Barbosa destacou o fortalecimento da integração da FMABC com o Conselho Curador nos últimos anos.