FUABC estuda ampliação de atendimentos no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

Publicado em: 30/09/2022

Dirigentes da Secretaria da Administração Penitenciária e da Secretaria da Saúde visitaram unidade e conferiram condições para novos serviços, como oftalmologia e leitos de psiquiatria para a população feminina

 

Em visita à unidade, dirigentes da FUABC, do CHSP e membros das secretarias de Estado da Saúde e da Administração Penitenciária 

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, está em fase de estudos para possível ampliação da oferta de atendimentos. Entre as novas ações estão: inclusão da especialidade de oftalmologia; ampliação de vagas para as especialidades mais demandadas, como psiquiatria, ortopedia, gastroclínica e urologia, com ênfase em telemedicina; criação de leitos de psiquiatria para a população feminina; pactuação para a realização de exames de imagem solicitados por outros serviços médicos; e oferta de exames de ultrassonografia.

A solicitação do projeto para eventual implantação de novos serviços foi formalizada à FUABC durante visita ao serviço, no dia 19 de setembro, pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (SAP), Coronel Nivaldo Cesar Restivo, e pelo secretário Executivo de Estado da Secretaria de Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro Adriano. Os dirigentes foram recepcionados pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, o diretor-geral do CHSP, Rogério Anhom Bigas, e pela diretora-técnica, Dra. Tatiana Ramos Malavasi Sales. Houve visita às alas de internação, ao ambulatório e à área de inclusão do serviço.

“Pudemos debater as questões excepcionais que surgem neste modelo único e pioneiro de atendimento à saúde e abordamos com a SAP este possível crescimento da oferta de serviços prestados pela FUABC. Recebemos muitos elogios pelos serviços prestados, o que ajuda a evidenciar a excelência do atendimento assistencial à população privada de liberdade do Estado de São Paulo”, disse o diretor-geral do CHSP, Rogério Bigas.

Também acompanharam a visita: o diretor do Centro de Ações de Segurança Hospitalar do CHSP, Dr. Elio Fernandes Nepomuceno; Kely Hapuque Cunha Fonseca, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário; as assessoras de gabinete, Mariana Noemi Pina e Eliana Barros Sbragia de Souza; a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional, Simone Pacheco Gomide da Silva; e Orlito Júnior, diretor do Centro de Ações e Movimentações e Informações Carcerárias.

A UNIDADE

A FUABC está à frente da gestão clínica e administrativa do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário desde 2014, em contrato firmado com o Governo do Estado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS). Em 2019, a entidade venceu novo chamamento público e seguirá à frente do serviço até 2024.

Localizado no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária, o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar. A gestão de segurança continua a cargo da SAP.

Os profissionais da FUABC não têm acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão. Trata-se de medida que incentiva a humanização do atendimento e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.

Em 2021, a unidade realizou 27 mil consultas e atendimentos, 108 mil exames e procedimentos, 477 cirurgias e 941 internações.