FUABC, FMABC e Hospital Mário Covas consolidam nova missão de assistência e inovação

Publicado em: 11/05/2023

Parceria, união e compromisso com evoluções são pautas de reunião técnica entre dirigentes e demais colaboradores

 

Representantes da Fundação do ABC, do Centro Universitário FMABC e do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) se reuniram na manhã de 8 de maio, no auditório do hospital, para firmar uma nova fase de parcerias e cooperação entre as instituições. Maior hospital público do Grande ABC, o HEMC é um hospital-escola e conta com a expertise acadêmica e científica de diversos professores da FMABC. Participaram do encontro o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, o reitor da FMABC, Dr. David Uip, o vice-presidente da FUABC, Dr. Osmar Mendonça, e o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante. Também estiveram presentes gerentes corporativos da FUABC, diretores de unidades gerenciadas e colaboradores do HEMC.

A data marca o pontapé inicial de uma fase de reuniões de trabalho entre as equipes técnicas das unidades, que focam no constante aprimoramento do serviço prestado pelo HEMC no contexto da saúde regional e estadual. “O que estamos propondo é uma nova realidade para o hospital, e junto à FMABC. Queremos a FMABC altamente presente no ‘Mário Covas’. Temos sugestões técnicas para isso. Já demos muitos passos para melhorias. Os ajustes, porém, passam pelo aprimoramento da relação com o Centro Universitário, algo essencial para a FUABC. Temos equipes altamente comprometidas e engajadas com esta nova missão, de todos os lados. Estamos à serviço da equipe do Dr. Adilson para que possamos, juntos, caminharmos em busca da melhor prestação de serviço para a população”, considerou o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que agradeceu o empenho de todos os colaboradores envolvidos.

Dr. Osmar Mendonça, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Dr. David Uip e Dr. Adilson Cavalcante

“A FUABC se tornou uma Organização Social de Saúde para fazer a gestão do Hospital Mário Covas. Um hospital de altíssima complexidade e que atende a pacientes da região e até de fora do Estado. A FMABC estar inserida neste hospital faz a diferença para os dois lados. Todos os professores titulares da instituição atuam neste serviço. É algo inseparável. Além de campo de trabalho, o HEMC é o espaço de formação de nossos alunos de 11 cursos. A FUABC, por sua vez, faz uma gestão sábia, competente e rígida para que possamos atingir todas as metas contratuais. Essa junção de qualidade é o que precisa ficar claro para o Estado”, explicou o reitor da FMABC, Dr. David Uip.

O vice-presidente da FUABC destacou a grandeza da FUABC e o papel de referência do Centro Universitário no contexto assistencial. “Temos de ter a FMABC no Hospital Mário Covas com atividades de ensino, ciência, pesquisa, assistência e gestão para atendermos às demandas da sociedade. Este desafio é de todos nós. Vamos buscar essa integração cada vez mais e, assim, elevarmos o nome da FUABC”, disse Dr. Osmar Mendonça.

O projeto para o HEMC prevê uma série de avanços administrativos e a revisão de diversos processos de trabalho, que contam com fundamental participação da FMABC nas atividades de ensino e assistenciais. “O hospital precisa se renovar. A força da FMABC, da FUABC e de todas as unidades gerenciadas fará com que os próximos anos sejam diferentes. Iniciamos 2022 com nova missão e visão, totalmente integrados à FMABC. O objetivo é chegar ao fim de 2024 com este reconhecimento de inovação no atendimento e excelência na formação dos alunos. O cumprimento de todas as metas exigidas pelo Estado também faz parte deste trabalho. Afinal, não adianta ter excelência se as metas não forem cumpridas. Registro minha gratidão à Presidência da FUABC e a todos os colaboradores envolvidos neste processo. Que possamos continuar a ser um dos melhores hospitais públicos do País”, finalizou o diretor-geral da unidade, Dr. Adilson Cavalcante.

ENTRE OS MELHORES

Em premiação realizada em novembro de 2022, o HEMC foi considerado o 7º melhor hospital público do País. O ranking foi divulgado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES). A listagem, que destaca os 40 melhores hospitais públicos do Brasil, conta com outros dois serviços gerenciados pela FUABC, além do HEMC: o Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo, que conquistou a 12ª posição, e o Hospital de Clínicas (HC), no mesmo município, que obteve o 19º lugar.