Publicado em: 16/12/2022
O Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC realizou em 15 de dezembro a oitava edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Com inscrições gratuitas, a atividade reuniu 140 participantes no Anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André.
Prestigiaram o evento o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e a vice-presidente, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Dra. Regina Maura Zetone, a Dra. Fernanda Ântico Benetti, representando a Reitoria do Centro Universitário FMABC, e a especialista em Resíduos e Clima do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), Ecimara Silva.
Já as palestras foram comandadas pelo professor da FMABC e secretário de Saúde de Rio Grande da Serra, Luís Fernando Pinotti Silva, que falou sobre “Sustentabilidade nas Contratações Públicas”, e pela docente da FMABC e diretora de Gestão Ambiental do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Profa. Eriane Savóia, que apresentou o tema “Interfaces entre Meio Ambiente e Saúde”.
AMIGO DO MEIO AMBIENTE
O período da tarde foi reservado para a apresentação de experiências exitosas e debates sobre soluções sustentáveis, com participação das as unidades que integram o grupo da Fundação do ABC, entre hospitais, equipamentos ambulatoriais, Atenção Básica e Especializada, serviços da Central de Convênios, a própria FMABC, entre outras parcerias na saúde. Ao todo foram 5 apresentações: AME Praia Grande, Hospital da Mulher de Santo André, Nutrarte São Bernardo, Hospital Nardini e Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.
Um dos destaques foi a participação do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, de Mauá, que em 29 de novembro conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022 (PAMA). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Projeto Hospitais Saudáveis, que anualmente reconhecem as 15 melhores iniciativas desenvolvidas por instituições públicas e privadas de todo o País.
O Hospital Nardini foi premiado na categoria principal do PAMA 2022 pelo trabalho “Redução de impactos ambientais através de compostagem”. Em 7 meses de trabalho utilizando o Método Lages de Compostagem, a unidade eliminou mais de 9.000 quilos de resíduos orgânicos.