FUABC organiza 8ª edição do ‘Fórum em Saúde e Sustentabilidade’

Publicado em: 16/12/2022

Com mais de 140 participantes, evento ocorreu no campus do Centro Universitário FMABC

 

O Departamento de Sustentabilidade da Fundação do ABC realizou em 15 de dezembro a oitava edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Com inscrições gratuitas, a atividade reuniu 140 participantes no Anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André.

Prestigiaram o evento o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e a vice-presidente, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Dra. Regina Maura Zetone, a Dra. Fernanda Ântico Benetti, representando a Reitoria do Centro Universitário FMABC, e a especialista em Resíduos e Clima do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), Ecimara Silva.

Já as palestras foram comandadas pelo professor da FMABC e secretário de Saúde de Rio Grande da Serra, Luís Fernando Pinotti Silva, que falou sobre “Sustentabilidade nas Contratações Públicas”, e pela docente da FMABC e diretora de Gestão Ambiental do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Profa. Eriane Savóia, que apresentou o tema “Interfaces entre Meio Ambiente e Saúde”.

AMIGO DO MEIO AMBIENTE

O período da tarde foi reservado para a apresentação de experiências exitosas e debates sobre soluções sustentáveis, com participação das as unidades que integram o grupo da Fundação do ABC, entre hospitais, equipamentos ambulatoriais, Atenção Básica e Especializada, serviços da Central de Convênios, a própria FMABC, entre outras parcerias na saúde. Ao todo foram 5 apresentações: AME Praia Grande, Hospital da Mulher de Santo André, Nutrarte São Bernardo, Hospital Nardini e Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.

Um dos destaques foi a participação do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, de Mauá, que em 29 de novembro conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022 (PAMA). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Projeto Hospitais Saudáveis, que anualmente reconhecem as 15 melhores iniciativas desenvolvidas por instituições públicas e privadas de todo o País.

O Hospital Nardini foi premiado na categoria principal do PAMA 2022 pelo trabalho “Redução de impactos ambientais através de compostagem”. Em 7 meses de trabalho utilizando o Método Lages de Compostagem, a unidade eliminou mais de 9.000 quilos de resíduos orgânicos.

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

Dra. Regina Maura Zetone

Profa. Eriane Savóia

Prof. Luís Fernando Pinotti Silva

Professoras Fernanda Ântico Benetti e Eriane Savóia