FUABC organiza concurso de frases pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 09/06/2021

Funcionários da FUABC, Central de Convênios e FMABC, vencedores ganharam floreiras com temperos

 

Entrega dos presentes foi realizada dia 9 de junho, na sede administrativa da FUABC

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nos últimos 10 anos, a data foi lembrada na Fundação do ABC por meio de diversos projetos e ações sustentáveis alusivas à data. Este ano, o Departamento de Sustentabilidade promoveu entre os funcionários das sedes administrativas da Fundação do ABC, Central de Convênios e Centro Universitário FMABC um concurso de frases, cujas melhores ideias foram premiadas com floreiras com temperos. A divulgação do resultado e a entrega dos itens foram realizadas dia 9 de junho.

Os interessados escreveram uma frase com até 40 palavras por meio de formulário do Google Forms, discorrendo sobre o tema: “Qual a importância de preservar o meio ambiente?”. As frases foram encaminhadas entre 1 e 7 de junho, pelo link: https://is.gd/concursomeioambiente2021.

Os três vencedores são: Rodrigo Vasconcelos, da FUABC, com a frase: “O planeta por si só já é sustentável. Nós (humanos) temos que ter a consciência que somos apenas uma espécie entre 1,2 milhão (catalogadas), e somos a mais destruidora, prejudicial. O que você faz para ter um planeta melhor, sustentável?”.

Pela Central da Convênios, a vencedora foi a funcionária Amanda de Oliveira Novaes, que elaborou a frase: “Preservar o meio ambiente é um ato importante para a humanidade, e para todos os seres vivos que habitam nele. Sem os recursos naturais que ele oferece, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. Respeite a vida, respeite o meio ambiente!”

Por fim, no Centro Universitário FMABC, a vencedora foi a colaboradora Christiane Ribeiro de Oliveira, responsável pela frase: “Cuide do Meio Ambiente como se fosse o seu corpo: ele é único, especial e insubstituível!”

A eleição das melhores frases foi feita por uma comissão formada pela FUABC e Centro Universitário FMABC. Participaram da iniciativa todos os colaboradores das unidades, diretos ou indiretos.

5 DE JUNHO

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado na Assembleia Geral das Nações Unidas de 1972, marcando o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. Trata-se do maior evento anual da ONU para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o planeta, sendo considerado plataforma global de divulgação sobre o meio ambiente em mais de 100 países.

O tema deste ano se concentra na “restauração de ecossistemas” e na urgência de todos fazerem as pazes com a natureza. A data também marcará o lançamento formal da “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030”, que tem o objetivo de aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.

Mais informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 podem ser acessadas pelo link www.worldenvironmentday.global/pt-br.