FUABC participa de congresso de secretários de Saúde

Publicado em: 15/03/2013

Realizado em São Bernardo, 27º COSEMS/SP reuniu 184 secretários e contou com representação de 230 municípios

Considerado um dos maiores eventos de saúde pública do país, o 27º Congresso do COSEMS/SP, realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, contou com mais de 1.500 participantes entre os dias 5 e 8 de março, no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CENFORPE) de São Bernardo. Mantenedora de 12 hospitais, 3 AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades), 4 pronto-socorros e 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além da Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, a Fundação do ABC não poderia ficar de fora do evento e manteve, inclusive, estande em tempo integral para atender aos secretários e demais dirigentes da Saúde.

Foram 18 cursos e mais de 140 horas de atividades. Compareceram ao evento representantes de seis Estados e 230 municípios, com total de 184 secretários municipais de Saúde. Entre outras autoridades, a abertura do congresso contou com presenças do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, do secretário de Saúde de São Bernardo e Presidente do COSEMS/SP, Arthur Chioro, além do Prefeito da cidade anfitriã, Luiz Marinho, e do Presidente da FUABC, Mauricio Mindrisz. “Conseguimos reunir representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, inclusive com a ilustre presença do Ministro Alexandre Padilha na cerimônia de abertura. O evento foi um espaço para a troca de experiência e fortalecimento do movimento dos Secretários”, ressalta Arthur Chioro, que considera: “O SUS exige que os secretários se articulem. Não é um voo solitário, é o voo da solidariedade. O diálogo tem que ser claro com as instâncias federativas para ampliar nossa capacidade de construir experiências exitosas”.

Em seu discurso de abertura do congresso, Chioro enumerou compromissos do Conselho, como lutar por maior financiamento da saúde pública nacional, o repasse de recursos na modalidade fundo a fundo por parte da SES-SP para a implantação das Redes de Atenção à Saúde e fortalecer o processo de regionalização no Estado.

Representantes do Grupo Fundação do ABC estiveram todos os dias no evento, a fim de prestigiar a iniciativa e participar das discussões sobre a integração da saúde regional. “O congresso é iniciativa essencial para qualificação do SUS. Trata-se de oportunidade para que gestores da Saúde nas esferas municipal, estadual e federal intensifiquem o diálogo e proponham melhorias específicas e regionais”, acrescenta o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, que completa: “Para a Fundação do ABC, participar desse tipo de encontro é obrigatório. Temos muita responsabilidade e exercemos papel fundamental na saúde do Grande ABC e Litoral paulista. Discutir a regionalização da saúde e a otimização de recursos faz parte da nossa missão”.

Apoio Federal: Na abertura do 27º Congresso do COSEMS/SP, o Ministro Alexandre Padilha ressaltou a prioridade do Ministério da Saúde na Atenção Básica, com investimento aproximado de R$16 bilhões para 2013. “Aumentamos em mais de 59% o conjunto de investimentos na Atenção Básica, o que representa mais de 15% dos recursos do Ministério. Não há limite de investimento para reformar, ampliar e construir Unidades Básicas de Saúde. Estamos construindo um caminho”, disse o ministro, que durante a cerimônia assinou Portaria estabelecendo recursos no valor de R$ 60 milhões para o bloco de média e alta complexidade, ambulatorial e hospitalar, a serem alocados ao limite financeiro do Estado de São Paulo.