FUABC participa de simpósio em São Bernardo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Publicado em: 06/09/2022

Gerente corporativo de T.I. falou sobre LGPD e Tecnologia

 

Apresentação on-line do gerente corporativo de Tecnologia da Informação da Fundação do ABC, Cleber Renato Soares de Oliveira

Com objetivo de capacitar suas equipes e oferecer educação permanente aos colaboradores, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo organizou em 24 de agosto o “1° Simpósio sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, cujo tema central foi “A importância da aplicação da LGPD na Saúde”. Entre os palestrantes convidados esteve o gerente corporativo de Tecnologia da Informação da Fundação do ABC, Cleber Renato Soares de Oliveira.

O executivo da FUABC apresentou aula sobre “LGPD e Tecnologia”. Entre os temas abordados estiveram a Lei Geral de Proteção de Dados na Fundação do ABC, os pilares da segurança da informação e os cuidados contra ciberataques. Também foram apresentadas questões ligadas à confidencialidade, entre as quais o controle no acesso às informações, políticas de segurança da informação, sistemas de criptografia e gerenciamento de permissões.

No âmbito da prevenção, o gestor da Fundação do ABC detalhou a importância de sistemas de firewall e antivírus, além da realização de testes de vulnerabilidades, campanhas de conscientização e investimentos permanentes em segurança da informação. “Precisamos estar constantemente mapeando eventuais novos riscos e necessidades do negócio, assim como reavaliar periodicamente as políticas de segurança. Nessa área é primordial considerar as tendências mais atuais na segurança da informação e engajar a empresa, com utilização de tecnologias de ponta e campanhas periódicas para conscientização e interação dos colaboradores”, informa o gerente corporativo de T.I., Cleber Renato Soares de Oliveira.

Outros assuntos levantados pelo executivo foram a integridade, a partir de auditoria de sistemas e arquivos, e do treinamento dos usuários, juntamente com medidas de detecção de falhas, com equipe de segurança, software de monitoramento e central de operação de segurança.

Além do gestor da FUABC, também participaram como palestrantes Analluza Bolivar Dallari, advogada atuante na área da saúde e ciências da vida – principalmente com saúde digital e pesquisa clínica com seres humanos –, DPO e responsável pela área de privacidade e proteção de dados; e Joseval Viana, coordenador e professor do MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, MBA em Gestão Pública em Saúde, Direito Médico e “Compliance em Saúde” no Centro Universitário FMABC.