FUABC retoma atividades presenciais na sede administrativa com rodízio de equipes

Publicado em: 17/07/2020

Colaboradores participam de treinamentos sobre diretrizes de segurança no ambiente de trabalho e recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

 

Catracas da recepção foram desabilitadas para evitar manuseio

O trabalho presencial dos funcionários da sede administrativa da Fundação do ABC, em Santo André, começou a ser retomado, gradativamente, em 13 de julho. Após instauração do regime de home office para todos os colaboradores, em março, em função da pandemia de Covid-19, a Presidência da entidade autorizou no início do mês o retorno gradual das atividades presenciais, mediante cumprimento de diversos protocolos de higiene e prevenção previamente divulgados. A medida leva em consideração a classificação do município sede, Santo André, no Plano São Paulo do Governo do Estado, onde atualmente encontra-se na fase amarela.

Com base no Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, a FUABC adaptou o esquema de trabalho com objetivo de oferecer maior segurança aos colaboradores. Inicialmente, 40% dos funcionários de cada departamento trabalham forma presencial e o restante permanece em atividade remota, até divulgação de nova portaria. A escala de rodízio é definida pelos gestores das áreas.

As estratégias de retomada gradual das atividades presenciais estão sendo planejadas pelo Departamento de Recursos Humanos, com apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Para orientação geral dos funcionários da Mantenedora, foram organizados treinamentos on-line divididos em três turmas e ministrados pela equipe do SESMT por meio da plataforma Google Meet. O tema dos encontros foi “Diretrizes de segurança frente à Covid-19 no ambiente de trabalho”, com confirmação de presença virtual obrigatória.

Paralelamente, foi providenciada a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos colaboradores, como frascos de bolso de álcool gel 70% e recipientes maiores para todas as salas, além da entrega de uma caixa com 50 máscaras faciais de proteção para cada funcionário, que devem ser descartadas a cada quatro horas de uso. Nas áreas coletivas, como recepção, banheiros e corredores, há novos dispositivos para higienização.

Entre as orientações obrigatórias estão: respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os postos de trabalho; uso de máscara facial para funcionários e fornecedores; manter ventilação natural nos departamentos; e respeitar a capacidade de até duas pessoas no elevador. Outras áreas também passaram a funcionar com restrição de circulação de pessoas, como salas de reuniões, refeitório e copas.

Todas as orientações de prevenção estão reunidas em materiais divulgados aos colaboradores, como o “Manual – Guia Rápido Covid-19”, o “Manual de Encaminhamento do Funcionário com Suspeita de COVID-19”, e o gibi “Combate à Covid-19: Todos pela Saúde de Todos”, da editora Qualidade em Quadrinhos.

GRUPOS DE RISCO

De acordo com decreto da Presidência da FUABC, foi orientada a manutenção da atividade de home office para colaboradores com idade superior a 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, pacientes imunossuprimidos, bem como para aqueles que não tenham quem cuide de seus dependentes incapazes.