FUABC tem Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicado em: 14/11/2014

Com propósito de conscientizar, alertar e orientar colaboradores sobre as práticas de segurança no ambiente de trabalho, a Fundação do ABC organiza de 24 a 28 de novembro a tradicional “SIPAT – Semana Interna de Prevenção de

Durante a SIPAT da FMABC, vencedores do concurso de frases e os membros da CIPA

Durante a SIPAT da FMABC, vencedores do concurso de frases e os membros da CIPA

Acidentes no Trabalho”. O evento é destinado, principalmente, aos funcionários das unidades vinculadas à Central de Convênios, porém, todos os colaboradores das demais mantidas da FUABC estão convidados a participar.

As inscrições são gratuitas e as palestras ocorrerão sempre às 14h, no campus da Fundação do ABC / Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André). Interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 4993-5431, e-mail engenhariadeseguranca@fuabcorgbrprovis1.hospedagemdesites.ws ou via Portal Atena (www.cc.org.br).

As palestras envolverão temas variados, entre os quais “Como evitar doenças profissionais”, “Controle do estresse no trabalho”, “Saúde da mulher”, “Imunização dos trabalhadores da saúde” e “Aposentadoria especial”.

Com assuntos voltados à orientação, prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o evento anual é uma das atividades obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – a CIPA –, que é formada por representantes dos empregados e do empregador.

SIPAT da FMABC tem concursos de frases

A edição 2014 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Faculdade de Medicina do ABC ocorreu de 27 a 31 de outubro e trouxe à reflexão a frase “Uma nação com Educação, Saúde e Segurança é o berço de um povo bem resolvido e feliz”. A autora é a funcionária do setor de Assessoria Educacional, Egle Figueredo – vencedora do concurso de frases deste ano.

“A SIPAT é um momento de confraternização para os funcionários, com proposta de pensar e investir no bem-estar de cada um. Nossa meta de participação para este ano foi atingida e pretendemos discutir novas propostas e melhorias, a fim de organizar um evento ainda mais completo em 2015”, planeja a técnica de Segurança do Trabalho da FMABC, Fabiana Silva Pereira.

Entre os temas desenvolvidos neste ano estiveram “Álcool e suas consequências”, “Transtorno da personalidade”, “Prevenção contra a dengue” e “DST/AIDS”. O Grupo Teatral CEREST realizou apresentação sobre “Doenças e Acidentes do Trabalho”, enquanto a professora Fernanda Castilho comandou alunos do curso de Terapia Ocupacional em ações de intervenção nos diversos setores da FMABC.

O encerramento do evento foi marcado pela premiação do concurso de frases. Além da campeã, Egle Figueredo, Giuliana Petri, do Biotério, ficou em segundo lugar com a frase “Somente através da Educação do trabalhador se alcançará a Segurança para a manutenção de sua saúde e no trabalho”. A medalha de bronze foi de Igor Luiz de Freitas, do setor Financeiro/Cobrança, com “Semear a Educação com qualidade nos oferece a dádiva de ter Saúde e Segurança no trabalho e na vida”.

Nova gestão da CIPA-FUABC

A Fundação do ABC empossou em 22 de outubro os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A gestão vai de novembro de 2014 a outubro de 2015. Os oito funcionários – sendo 4 eleitos em votação e 4 indicados pelo empregador – passaram por treinamento de 13 a 17 de outubro com profissionais do Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios.

Durante a capacitação foram abordados temas como “Mapa de risco”, “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)”, “Tipos de classificação de riscos de trabalho”, “Brigada de incêndio” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Os novos cipeiros também assistiram aula introdutória sobre segurança do trabalho, a fim de entenderem o papel que devem desenvolver na instituição.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador.