FUABC treina prevenção de acidentes com ‘cipeiros’ da Central de Convênios

Publicado em: 21/07/2017

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC comandou em junho curso de formação para os novos cipeiros da Central de Convênios – a maior unidade gerenciada pela FUABC. Ao todo são 42 membros na gestão 2017/2018 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo 21 eleitos pelos funcionários e 21 indicados pelo empregador.

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.

O treinamento para a Central de Convênios teve lugar anfiteatro da própria mantida, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC. Entre os temas abordados estiveram “Definição de Acidentes de Trabalho”, “O que é CIPA?”, “Legislação trabalhista – C.F / CLT / Leis trabalhistas”, “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”, “Agentes Ocupacionais, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Análise Preliminar de Risco (APR)”, “Mapa de risco, estudo do ambiente e das condições de trabalho”, “Prevenção e combate a incêndio”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e medidas de prevenção”, “Metodologia de investigação de acidentes e doenças do trabalho” e “Plano de trabalho e cronograma anual”.

O engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior, no treinamento da CIPA da Central de Convênios