Funcionária da Oncopediatria raspa cabelos em homenagem à paciente

Publicado em: 20/08/2020

Homenageada por paciente de 11 anos na última sessão de quimioterapia, colaboradora retribuiu o gesto ao cortar os cabelos

 

A técnica de enfermagem Maria de Fátima Gonçalves e o paciente Leonardo Ribeiro de Castro – Foto: Ivan Moreira

Uma inesquecível e surpreendente homenagem marcou a vida do pequeno paciente Leonardo Ribeiro de Castro, de 11 anos, e de colaboradores do Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. Há 15 anos funcionária do setor, a técnica de enfermagem Maria de Fátima Gonçalves decidiu raspar os cabelos para comemorar a remissão de um câncer raro do paciente e amigo, que tratava há quatro anos de um tumor primitivo neuroectodérmico, que acomete o sistema nervoso central.

A ideia começou a ganhar forma quando o paciente mirim fez sua última sessão de quimioterapia na unidade, em 27 de janeiro. Para homenagear a funcionária e parceira de tantos anos de luta contra a doença, Leonardo levou uma placa que trazia a mensagem: “Última quimio, para honra e glória do Senhor Jesus. Obrigado por tudo, minha grande heroína”. Meses depois, ainda sensivelmente tocada pela dedicatória, Maria de Fátima decidiu retribuir a homenagem. O corte foi realizado dia 7 de agosto na casa de Leonardo, em Santo André, e registrado por um fotógrafo gratuitamente. A família da funcionária e os pais de Léo acompanharam a ação.

“Senti em meu coração a obrigação de devolver a ele uma homenagem. Queria ficar carequinha como ele. Não haveria presente que eu comprasse que pagaria o que ele fez por mim. Me senti profundamente honrada. Na Oncologia, área que eu aprendi a amar, aprendo diariamente com todos da equipe e principalmente com os pacientes. Sempre trabalho em prol de algum sorriso, pois sabemos que há inúmeros momentos de dor. Hoje, me sinto realizada com meu trabalho. Estou muito feliz com esta atitude que jamais imaginei tomar. Fiz por amor e gratidão a este paciente e a minha profissão”, resume a funcionária, que trabalha na unidade desde 2005. A técnica de enfermagem também estendeu os agradecimentos ao coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum. “Aprendo muito com o jeito humano e doce que ele tem de tratar o próximo, sempre com simplicidade e humildade. É um prazer fazer parte da sua equipe”.

O oncologista se emocionou com a atitude e parabenizou os envolvidos. “Nunca em minha vida profissional vi uma funcionária ficar completamente careca por um paciente. O gesto demonstra o amor e a dedicação que ela carrega pela instituição, pelos pacientes, pelo trabalho e pelo próximo. Todos estão de parabéns. Certamente, é um fato que ficará marcado na vida de todos”, disse Dr. Jairo.

REFERÊNCIA

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC é referência regional para tratamento oncológico e atende pacientes de zero a 17 anos. Oferece atendimento integral e multidisciplinar com equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentista, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico. Com serviços 100% gratuitos, a unidade realiza em média 200 consultas médicas mensalmente.