Funcionários da FUABC terão 70% de bolsa em curso de ‘Tecnologia em Gestão Hospitalar’

Publicado em: 18/06/2014

Com intuito de implantar o recém-estruturado Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a Fundação do ABC acaba de fechar parceria com a Faculdade de Medicina do ABC para abertura de curso de graduação em “Tecnologia em Gestão Hospitalar”. Com 70% de bolsa de estudos para funcionários da FUABC e unidades mantidas, o objetivo é proporcionar formação superior com aprendizado nas áreas da Saúde e Gestão Hospitalar a colaboradores que ainda não cursaram faculdade. A ideia central é que, a partir da formação acadêmica, o funcionário desempenhe melhor suas atividades, com benefícios para a vida profissional e para a instituição, assim como valorização do conhecimento, aprendizado, desempenho e responsabilidade do profissional.

A parceria FUABC-FMABC para o novo curso integra Programa de Desenvolvimento Institucional da Fundação do ABC, que busca fundamentar a carreira dos profissionais, direcionando para o alcance da missão, dos objetivos e da obtenção de resultados institucionais. A proposta enfatiza a importância da educação continuada, de modo que os colaboradores se mantenham atualizados e prestem serviços com qualidade e segurança.

Com três anos de duração e início programado para julho deste ano, o curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar terá aulas no período noturno, das 18h40 às 23h, e oferecerá 50 vagas na primeira turma. Aberto à comunidade, o vestibular ocorrerá em 25 de junho com duas opções de horário: às 10h ou às 19h30. As inscrições para a prova são gratuitas e vão até 23 de junho, das 9h às 20h, na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André).

O aluno habilitado como tecnólogo em Gestão Hospitalar terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Será capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. A partir do desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes fundamentais, o gestor hospitalar deverá ser capaz de assumir posições de liderança nas organizações e ser comprometido com a atualização permanente, com princípios éticos que norteiam a profissão e com o desenvolvimento socioeconômico do país.

 

Investimento no funcionário

A Fundação do ABC é mantenedora de 15 hospitais, 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e 2 pronto-socorros, além da Faculdade de Medicina do ABC e de uma Central de Convênios que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Santo André, São Bernardo, Mauá e Franco da Rocha. São mais de 15 mil funcionários diretos e a área de Recursos Humanos de cada mantida estará responsável pela divulgação do Programa de Desenvolvimento Institucional, assim como pelo recebimento das inscrições para o vestibular.

Entre os critérios para concorrer às bolsas de estudo, o funcionário deve ter pelo menos um ano de empresa, não ter formação superior e atuar em áreas de abrangência do curso, com aplicabilidade direta dos conhecimentos acadêmicos no cargo. Além disso, o colaborador deve ser aprovado no vestibular. As vagas serão distribuídas entre as unidades mantidas e a própria mantenedora.

Interessados devem procurar o departamento de Recursos Humanos da unidade de trabalho mantida da FUABC para mais informações e inscrição no vestibular. Os funcionários aprovados e matriculados investirão somente R$ 172,50 mensais na graduação. O restante da mensalidade será custeado em forma de bolsa de estudos pela Fundação do ABC e pela unidade de trabalho do funcionário – cada uma com parcela de R$ 201,50.