Funcionários do campus universitário são vacinados contra a gripe

Publicado em: 03/04/2020

Ação ocorreu no prédio Anexo III do Centro Universitário Saúde ABC

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) realizou em 3 de abril, das 9h às 14h, a tradicional campanha de vacinação contra a gripe. Foram imunizados colaboradores da FMABC, Fundação do ABC e Central de Convênios. A ação ocorreu no prédio Anexo III do campus universitário, em Santo André, e contou com a participação de professores e alunos do último ano da graduação em Enfermagem.

Nesta primeira fase da vacinação nacional, trabalhadores da Saúde e idosos têm prioridade. O Ministério da Saúde alerta que é importante seguir o cronograma da campanha para que não falte vacina. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no País, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos.

A fase seguinte da campanha terá início em 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de março e segue até 22 de maio. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado).