Fundação do ABC abre academia para funcionários e cria programa de ‘Qualidade de vida no trabalho’

Publicado em: 08/07/2015

A academia destinada aos funcionários administrativos da Fundação do ABC e da Central de Convênios acaba de passar por completa reestruturação passa a fazer parte do recém-implantado “Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da FUABC”. A partir de agora, o espaço conta com diversas opções de dias e horários para realização de ginástica laboral, musculação personalizada, mat pilates, circuito de emagrecimento e dança de salão.

Hoje já são 86 colaboradores matriculados. Todos precisaram preencher ficha de inscrição e apresentar atestado médico autorizando os exercícios. Além disso, passaram por avaliação física com os profissionais da academia, que será repetida após três meses, com intuito de verificar os avanços e refazer os planos de atividades segundo o desempenho alcançado.

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho está vinculado à Diretoria Executiva de Recursos Humanos e integra o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Fundação do ABC. “A partir da inserção do PDI neste novo momento da academia, conseguimos implantar o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. São várias ações em andamento, como o mat pilates, que busca tonificar e alongar os músculos”, exemplifica a fisioterapeuta Tatiana Mantovani Massa, que detalha: “Diferentemente do pilates tradicional, que utiliza diversos aparelhos, a aula de mat pilates é mais compacta, com foco aeróbico e exercícios dinâmicos realizados no solo, com bola ou colchonete. Os objetivos são a perda de gordura localizada ou do peso geral, por meio de atividades potentes e que utilizam o peso do próprio corpo e a força da gravidade”.

Outro destaque deste reinício da academia é a ginástica laboral. A atividade possibilita maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, combatendo e prevenindo doenças ocupacionais, sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, além de melhorar a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência. Também aumenta a disposição e a sensação de bem-estar para a jornada de trabalho, reduz a fadiga no final do expediente e contribui na promoção da saúde e na qualidade de vida do trabalhador.

Além da fisioterapeuta Tatiana Mantovani Massa, a academia da FUABC conta com o educador físico Thiago dos Santos Reis, que está à frente do circuito de emagrecimento e das aulas de musculação personalizada, assim como dos grupos de dança de salão, que ocorrem todas as sextas-feiras, com turmas das 17h às 18h e das 18h às 19h.

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Vinculado à Diretoria Executiva de Recursos Humanos, o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Fundação do ABC contabilizou diversas atividades no balanço do último bimestre, com destaques para treinamentos e capacitações de funcionários no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, no Hospital Estadual de Francisco Morato e na mais nova unidade da FUABC, o Hospital Municipal Central de Osasco. Além disso, foi dada a largada para uma nova etapa de atenção aos colaboradores: o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

Criado há cerca de um ano, o PDI-FUABC tem por objetivo fundamentar a carreira dos profissionais, direcionando para o alcance da missão, dos objetivos e da obtenção de resultados institucionais. A proposta do programa enfatiza a importância da educação continuada, de modo que os colaboradores se mantenham atualizados e prestem serviços com qualidade e segurança.