Fundação do ABC amplia parceria com Governo do Estado e assume novos hospitais

Publicado em: 21/11/2014

A Fundação do ABC acaba de ampliar a parceria com o Governo do Estado de São Paulo e desde 20 de novembro responde pela gestão de dois novos hospitais: o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) e o Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS). Agora são seis unidades estaduais mantidas pela FUABC: Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, de Mauá e de Praia Grande, e Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, além dos convênios recém-iniciados em Francisco Morato e no CHSP.

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar. A gestão de segurança continua a cargo da SAP.

Localizada no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, a unidade reponde por 100% da demanda de saúde do sistema carcerário de São Paulo. “O CHSP ficava dentro do complexo da Casa de Detenção do Carandiru, presídio mais conhecido de São Paulo, que foi demolido e deu lugar ao Parque da Juventude. É com a área verde ao lado que o hospital trabalha para recuperar a saúde dos presos paulistas”, descreve o diretor executivo de Qualidade da Fundação do ABC, Dr. Murilo Dib, que acrescenta: “É um novo e importante desafio, no qual equipes de saúde e agentes penitenciários dividem corredores e trabalham em sintonia. Os profissionais da FUABC não têm acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão. Trata-se de medida que incentiva a humanização do atendimento e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito”.

Considerado referência nacional no atendimento de Infectologia, Cirurgia, Psiquiatria e de Saúde da Mulher, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário conta com 375 leitos distribuídos em quatro alas de internação, cada uma com dois andares. São três alas com 91 leitos cada e uma ala com 90 leitos, além de unidade semi-intensiva com 12 leitos. O centro cirúrgico reúne duas salas. “É um hospital de médio porte, focado na atenção primária e secundária. Hoje temos 251 leitos em operação. Os 124 restantes correspondem ao antigo alojamento conjunto pós-parto, hoje desativado”, explica Dr. Murilo Dib.

Há divisão entre as alas masculinas e femininas adultas e as especialidades médicas disponíveis são: Clínica Cirúrgica – com destaque para as áreas de Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica –, Anestesia, Tisiologia, Ortopedia, Clínica Psiquiátrica e Clínica Médica – cujo foco principal é a Infectologia, devido ao grande número de pacientes portadores do vírus HIV e de tuberculose.

No campo diagnóstico estão disponíveis Laboratório de Análises Clínicas, radiologia, ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia. Além das internações, o hospital possui ambulatórios para atendimento da população carcerária e serviços internos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Francisco Morato

Inaugurado em 2004 como referência para a área de Obstetrícia, o Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz” conta hoje com 109 leitos, dos quais 29 são destinados às UTIs adulto, infantil e neonatal. A unidade tem por finalidade a prestação de assistência médica-hospitalar em regime de emergência e internação nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia, Pediatria e Terapia Intensiva, visando à promoção da saúde, tratamento e reabilitação da população da região composta por Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, além de Francisco Morato.

“O hospital foi planejado para complementar a rede de saúde da microrregião de Franco da Rocha. Estão disponíveis atendimentos terciários e referenciados em obstetrícia de alto risco e cirurgias de emergências para todos municípios da região”, detalha o diretor executivo de Qualidade da Fundação do ABC, Dr. Murilo Dib.

Segundo o novo superintendente da unidade, o ginecologista Dr. Alessandro Neves, praticamente 100% da equipe foi mantida na transição entre a antiga gestão, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e a nova, da FUABC. “O clima nesse início de trabalho é muito bom. Avisamos todos os funcionários sobre a chegada da Fundação do ABC e de nossa intenção em contar com a permanência da equipe. Explicamos a metodologia de trabalho e fomos extremamente bem recebidos pelos colaboradores. Estamos bastante animados com esse novo desafio”, garante o superintendente.

Contando Francisco Morato e o Centro Hospitalar Penitenciário, a Fundação do ABC passa a contar com quase 1.000 novos funcionários diretos no quadro de colaboradores. O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário fica na Rua Dom José Maurício, 15, Bairro Carandiru (SP). Já o Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz” tem sede na Rodovia Manoel Silvério Pinto, 125, Bairro Estação Belém.