Fundação do ABC amplia programa de coleta seletiva

Publicado em: 25/03/2013

Oficina de Reciclagem passa a recolher óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos nas unidades da FUABC

A Oficina de Reciclagem da Fundação do ABC acaba de ampliar o programa de coleta seletiva e passa a recolher óleo de cozinha usado e equipamentos eletrônicos. A iniciativa aumenta a lista de itens reciclados pela entidade, que desde 2011 trabalha a importância da sustentabilidade junto aos colaboradores e arrecada pilhas e baterias, garrafas PET, latinhas de alumínio, papeis, jornais e papelões, entre outros itens.

O início da coleta de óleo de cozinha foi viabilizado a partir de parceria com o Instituto Triângulo. A ONG de Santo André já realiza a campanha Junte Óleo e está ao lado da FUABC nesse novo desafio. Cada uma das mais de 20 unidades gerenciadas pela Fundação do ABC – inclusive as de Praia Grande e Bertioga – tem um responsável na ação, que também está incumbido de realizar entrega de duas pedras de sabão ecológico para cada dois litros de óleo entregues.

Para participar é fácil. Basta esperar o óleo esfriar na panela e despejar em uma garrafa PET com ajuda de um funil. Quando completar os 2 litros, basta levar até o ponto de troca.

Apesar de simples, a medida traz diversos benefícios ao meio ambiente, tendo em vista que o óleo de cozinha dificulta o processo de tratamento de esgoto, compromete a fauna aquática, entope encanamentos e contribui para a proliferação de ratos e baratas. Além disso, gera aumento do uso de produtos químicos para limpeza de tubulações, dificulta a infiltração da água no solo e contribui para o aquecimento global devido à produção de gás metano durante a decomposição.

Eletrônicos: Fundação do ABC, Faculdade de Medicina do ABC, Hospital Estadual Mário Covas, Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André e Hospital Nardini. As cinco unidades se uniram em fevereiro para coleta de equipamentos eletrônicos diversos, entre os quais CPUs de computadores, monitores, carregadores de celular, cabos, fontes, no-breaks, estabilizadores, filtros de linha, servidores e placas para servidor, notebooks, impressoras, HDs, videogames, celulares e telefones fixos. Pilhas e baterias continuam sendo aceitas na FUABC.

O trabalho ocorre em parceria com a empresa Cidadão ECO e tem por objetivo colaborar na redução do impacto ambiental gerado por resíduos eletro-eletrônicos. Cada unidade da FUABC tem espaço destinado ao armazenamento dos equipamentos e um funcionário responsável pelo recebimento. Quando a quantidade for adequada, esse mesmo colaborador entra em contato com o Cidadão ECO, que faz a retirada de todo o material em até 24 horas.

Os resíduos serão triados, separados e desmontados para serem encaminhados posteriormente a empresas recicladoras licenciadas pela Cetesb e pelo Ibama. Após 6 meses da implantação, o Cidadão ECO fornecerá balanço com os números gerais do trabalho da FUABC, tendo em vista que toda a coleta será pesada e os materiais reaproveitados quantificados.

A previsão é de que ainda no primeiro semestre novas nossas-unidades da FUABC sejam incorporadas ao programa.