Fundação do ABC apoia Governo do Estado no ‘Corujão da Saúde’

Publicado em: 07/01/2022

Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) geridos pela FUABC somam oferta de 10 mil exames, consultas e cirurgias à população

 

Os seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) gerenciados pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado participam ativamente do programa Corujão da Saúde, retomado pela Secretaria de Estado da Saúde no segundo semestre de 2021. A primeira fase é destinada à área de Oncologia, para agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer, muitos represados em função da pandemia. A segunda fase foca nos atendimentos de Oftalmologia, com oferta de diversos exames, cirurgias e consultas médicas.

Juntos, os AMEs de Santo André, Mauá, Praia Grande, Santos, Itapevi e Sorocaba realizam desde setembro milhares de exames, consultas e cirurgias nas duas áreas. O montante ofertado em todos os AMEs gerenciados pela FUABC chega a 9.996 serviços.

 

O CORUJÃO

O programa do Governo do Estado teve início no primeiro semestre de 2019, quando foi lançada a primeira fase para atender pacientes de todas as regiões do Estado. Naquele ano, foram realizados 143 mil exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia.

Em setembro de 2021, após o arrefecimento da pandemia, a iniciativa foi retomada com a oferta de procedimentos em 46 AMEs de todas as regiões do Estado e em 10 hospitais estaduais. Tais serviços oferecem agendas extras em horários alternativos para zerar a demanda reprimida. Na área de Oncologia, o objetivo do Estado é agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer. A oferta é de 335 mil exames, além de 19 mil sessões de radioterapia.

Na área oftalmológica, a medida visa liquidar a demanda reprimida de procedimentos dos AMEs cadastrados até 20 de setembro pelos municípios na CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). São ofertados 23.112 exames de 10 tipos diferentes, 16.077 cirurgias de catarata e retina e 11.794 consultas médicas.

 

AME Santo André

AME SANTO ANDRÉ

Na área de Oncologia, entre setembro e novembro, o AME Santo André realizou 373 exames como colonoscopia, ultrassonografias de próstata abdominal e de tireoide. Até o fim de dezembro, o índice pode chegar a até 557 procedimentos. Já na área de Oftalmologia foram 447 retinografias e facoemulsificações e foram contratados mais 280 procedimentos até o final de dezembro. O total chega a 1.284 atendimentos disponibilizados.

 

AME MAUÁ

O AME Mauá registra participação intensa no Corujão da Saúde. Foram ofertados aos pacientes 680 endoscopias, 220 ultrassonografias, 750 cirurgias de catarata, 3.600 exames de oftalmologia e 600 primeiras consultas. Atualmente, a unidade se aproxima do final do programa com a marca de 5.850 serviços disponibilizados. Referência para atendimento médico de média complexidade à população da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a unidade também atende a pacientes de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.

 

AME Sorocaba

AME SOROCABA

No AME de Sorocaba, o programa Corujão da Saúde oferece desde setembro exames como endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopias, tomografias, ultrassonografias, biópsias, esogastroduodenoscopias e ressonâncias magnéticas. Por meio deles, é possível diagnosticar cânceres do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele. A capacidade é de 679 exames. Na área de Oftalmologia, o objetivo é diminuir o número de pacientes que aguardam a cirurgia de catarata, serviço prestado desde a inauguração da unidade. São 424 atendimentos como primeiras consultas, biometria ultrassônica (monocular), mapeamento de retina e cirurgias.

 

AME PRAIA GRANDE

Localizado na Baixada Santista, o AME Praia Grande também tem expressiva contribuição no programa. Foram ofertadas 300 consultas médicas em Oftalmologia e 414 exames, como biometria ultrassônica, campimetria computadorizada, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea, paquimetria ultrassônica, topografia computadorizada de córnea e ultrassonografia de globo ocular. Entre as cirurgias, são disponibilizadas 21 facoemulsificações e tratamentos cirúrgicos de pterígeo. Na área de Oncologia, são mais 344 procedimentos como biópsia de próstata guiada, colonoscopia, tomografia de abdômen superior, ultrassonografia de próstata transretal e ultrassonografia de tireoide. Ao todo, são 1.079 atendimentos.

AME Itapevi

AME ITAPEVI 

O AME de Itapevi, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, ofertou no Corujão da Saúde, na área da Oncologia, exames de endoscopia, ultrassonografia geral e Punções Aspirativas por Agulha Fina (PAAFs) de mamas, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida da rede impactada pela pandemia. Na Oftalmologia, foram ofertadas cirurgia de catarata e pterígio para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Até o início de dezembro foram realizadas 100 endoscopias, 18 ultrassonografias e PAAFs, 53 cirurgias de catarata e 29 cirurgias de pterígio.

 

AME SANTOS

O AME Santos ofertou na Oncologia 105 exames mensais como PAAF de tireoide (Punção Aspirativa por Agulha Fina), colonoscopia, esogastroduodenoscopia e ultrassonografia de abdômen. Totalizando, portanto, 420 procedimentos. Na área oftalmológica, também foram realizadas 60 cirurgias de catarata.