Publicado em: 10/01/2024
A Fundação do ABC acaba de vencer novo chamamento do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osíris Florindo Coelho”, na região do Alto Tietê. O resultado do certame foi publicado na edição de 28 de dezembro de 2023 do Diário Oficial do Estado. É o quarto novo contrato celebrado entre a FUABC e o Governo do Estado nos últimos dois meses. As outras parcerias de gestão foram firmadas em equipamentos instalados em Carapicuíba, Santos e Mirandópolis.
Desde 2022 a FUABC responde pelo gerenciamento técnico e administrativo do Serviço de Urgência e Emergência do pronto-socorro adulto da unidade, em convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde. A partir do novo contrato para gestão dos 20 leitos de UTI, a FUABC expande novamente a parceria exitosa construída com o Governo do Estado de São Paulo na gestão de equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe multidisciplinar que atuará nos leitos de UTI será composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e equipe administrativa. A Unidade de Terapia Intensiva funcionará de forma ininterrupta, 24 horas/dia, para acompanhamento integral e contínuo dos pacientes em observação, com foco na oferta de assistência humanizada, de qualidade e resolutiva aos pacientes. O contrato terá validade de 12 meses, com valor de R$ 11,2 milhões por ano, ou R$ 934 mil por mês. O início dos trabalhos ocorreu em 4 de janeiro.
Para o cumprimento de metas contratuais e atendimento aos indicadores de qualidade e desempenho, serão monitorados durante a vigência do convênio aspectos como taxas de ocupação da UTI, mortalidade e reinternação; tempo médio de permanência em leito; utilização de ventilação mecânica; incidência de infecções; preenchimento de prontuários; ocorrências de quedas; reclamações registradas em ouvidoria; entre outros tópicos. Sob responsabilidade da FUABC também ficará a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e mobiliários da UTI.
“Trata-se de mais um importante passo da FUABC que engrandece, cada vez mais, nossa parceria com o Governo do Estado. Buscaremos ampliar ainda mais a qualidade do serviço prestado em terapia intensiva, com atenção especial ao cumprimento e superação das metas assistenciais e administrativas previstas em contrato”, disse a gerente corporativa de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto.
UNIDADE
O Hospital Regional Ferraz de Vasconcelos é referência secundária e terciária para a população do Alto Tietê, entre os quais os municípios de: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, além de alguns bairros do extremo da Zona Leste da Capital, tais como Itaim Paulista, Guaianazes e São Miguel Paulista, perfazendo uma abrangência de 1,6 milhão de habitantes.