Fundação do ABC assume Pronto-Socorro e UTI do Hospital Infantil Cândido Fontoura

Publicado em: 16/05/2022

Unidade do Governo do Estado está localizada no Belenzinho, na Zona Leste da Capital

 

Foto: Google Street View.

A Fundação do ABC sagrou-se vencedora do chamamento público do Governo do Estado de São Paulo destinado à implantação e gerenciamento do serviço de Urgência e Emergência Pediátrica (Pronto-Socorro Pediátrico) e de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com 10 leitos no Hospital Infantil Cândido Fontoura (HICF), na Capital. A homologação do resultado foi publicada em 14 de maio no Diário Oficial do Estado. O valor mensal estimado do contrato é de R$ 674.043,26 para o período de 12 meses, perfazendo o valor total de R$ 8.088.519,11.

Classificado como serviço de porta aberta, o Pronto-Socorro (PS) Pediátrico está localizado no piso térreo hospital. É composto por recepção, 2 salas de triagem para acolhimento de enfermagem e classificação de risco, 1 sala de inalação, sala de emergência com 2 leitos, 2 salas de procedimentos e poltronas de medicação, além de 19 leitos de retaguarda e observação, sendo 2 isolamentos.

O serviço presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica-cirúrgica. Contempla desde o primeiro atendimento, realizando a investigação diagnóstica inicial e os procedimentos cirúrgicos necessários. Além disso, deve manter pacientes em observação por até 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica. Aqueles que não têm suas necessidades resolvidas no ambiente do PS são direcionados à continuidade do cuidado por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado.

Por sua vez, a UTI Pediátrica destina-se aos cuidados críticos, com 10 leitos operacionais equipados e estruturados para a assistência especializada em nível de Terapia Intensiva. O local recebe pacientes de zero a 18 anos, ou até 21 anos no caso de crianças com deficiência.

ATENÇÃO PEDIÁTRICA

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, popularmente conhecido como Hospital Cândido Fontoura, está localizado na rua Siqueira Bueno, 1.757, no Belenzinho – Zona Leste de São Paulo. Especializado no atendimento de crianças e adolescentes, oferece atendimento médico-hospitalar de média complexidade, com pronto atendimento 24 horas, internação hospitalar, ambulatório de especialidades pediátricas, além de cirurgias de pequeno e médio portes, UTI pediátrica, UTI neonatal e berçário externo.