Fundação do ABC assumirá PS Adulto do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos

Publicado em: 22/03/2022

Entidade venceu chamamento público do Governo do Estado de São Paulo e inicia em abril gestão do Serviço de Urgência e Emergência Adulto, com estimativa de 14 mil atendimentos mensais

 

Unidade é referência na região do Alto Tietê e alcança municípios de Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano – Foto: Divulgação

A Fundação do ABC acaba de ser declarada vencedora do Chamamento Público nº 002/2022, da Secretaria de Estado da Saúde, para gerenciamento do Serviço de Urgência e Emergência (PS Adulto) do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osíris Florindo Coelho”. Trata-se do único hospital de “porta aberta” da região para atendimento adulto, situado entre cidades que não contam com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A publicação do resultado ocorreu em 19 de março no Diário Oficial do Estado e o início dos trabalhos está previsto para abril, em contrato firmado por 12 meses e prorrogável por até 5 anos.

Conforme dados da equipe de Projetos da FUABC, o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos é referência secundária e terciária para a população do Alto Tietê. Alcança os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, além de alguns bairros do extremo da Zona Leste, entre os quais Itaim Paulista, Guaianazes e São Miguel Paulista, perfazendo a abrangência de 1,6 milhão de habitantes.

A Fundação do ABC assumirá o Pronto-Socorro Adulto, que responde por aproximadamente 14 mil atendimentos mensais em livre demanda nas especialidades médicas de Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia. A assistência abrange consultas, medicação, avaliação, reavaliação, observação, internação, procedimentos cirúrgicos ortopédicos e vasculares, visita médica, transferência e alta hospitalar. No campo da Enfermagem, a FUABC assume as áreas de Classificação de Risco, Salas de Emergência, Sala de Sutura, Sala de Estabilização e leitos de observação.

“Este é um serviço de extrema importância para a região do Alto Tietê, como referência para casos de urgência e emergência. Estamos muito otimistas com essa ampliação da parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Vamos levar a Ferraz de Vasconcelos a experiência de mais de 50 anos da Fundação do ABC, para oferecer aos pacientes atendimento de qualidade, humanizado e resolutivo”, informa a presidente da FUABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan.

Além da demanda espontânea, o PS Adulto da unidade também recebe pacientes oriundos das 13 Unidades Básicas de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, do CAPS II, CAPS AD, Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), bem como do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.