Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado na FUABC

Publicado em: 29/07/2016

Em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC organizou em 27 de julho encontro gratuito para discutir temas relacionados à saúde ocupacional, prevenção de acidentes e de doenças no trabalho. Pioneira, a ação às 14h ocorreu em parceria com a FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Adriana Cunha Belasco, Dr. José Carlos Dias Carneiro, Amaury Machi Junior, Caroline Saint Aubin e Francisco Kulcsar Neto

Adriana Cunha Belasco, Dr. José Carlos Dias Carneiro, Amaury Machi Junior, Caroline Saint Aubin e Francisco Kulcsar Neto

A atividade contou com palestras de três especialistas na área. Assistente em Ciência e Tecnologia da FUNDACENTRO e coordenadora de Higiene do Trabalho, Adriana Cunha Belasco abriu os trabalhos com “Reflexão sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho”. Já o engenheiro do Centro Técnico Nacional da FUNDACENTRO, Francisco Kulcsar Neto, abordou a “Qualidade do ar interior climatizado” – tema bastante discutido na atualidade. Por fim, o presidente da ABRESST – Associação Brasileira das Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho, o médico do trabalho e cardiologista Dr. José Carlos Dias Carneiro, explanou sobre “Gestão em saúde do trabalhador”. O encerramento foi marcado por sessão de ginástica laboral comandada pela fisioterapeuta da FUABC, Tatiana Mantovani Massa, e pela educadora física Claudia Faccioli Fontes.

“As ações dos SEESMTs e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) de toda a Fundação do ABC, assim como novas medidas prevencionistas no ambiente de trabalho, vêm colaborando com as reduções dos acidentes na empresa. Por essas razões, celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que simboliza a luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho”, afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

O encontro no campus da FMABC é resultado de trabalho iniciado em 2015 pela Diretoria Executiva de Recursos Humanos da FUABC, através do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), que busca aproximar os serviços de Segurança e Medicina do Trabalho de todas as unidades da Fundação do ABC, assim como estreitar laços e estabelecer ações de cooperação com departamentos de Saúde e Segurança dos municípios parceiros.

“As áreas de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho são consideradas de extrema importância para a Fundação do ABC. O evento organizado pelo SEESMT reflete a preocupação da instituição com a temática e é mais uma oportunidade de capacitação, para que nos tornemos agentes multiplicadores de conhecimento em todas as unidades da FUABC, em busca de atingirmos a meta de acidente zero”, planeja a diretora executiva de Recursos Humanos da FUABC, Caroline Saint Aubin.

HISTÓRIA

No início da década de 70, uma iniciativa do Banco Mundial ameaçou cortar financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido. A medida resultou na publicação das portarias nº 3.236 e 3.237, em 27 de julho de 1972, que passou a ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões. Hoje são aproximadamente 400 mil acidentes ao ano.