Fundação do ABC comemora Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Publicado em: 22/07/2016

Em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC organiza em 27 de julho (quarta-feira) encontro gratuito para discutir temas relacionados à saúde ocupacional, prevenção de acidentes e de doenças no trabalho. Pioneira, a ação às 14h ocorrerá em parceria com a FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Não é necessária inscrição prévia e os interessados devem se dirigir diretamente ao local do evento: Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André).

A atividade contará com palestras de dois especialistas na área. Engenheiro do Centro Técnico Nacional da FUNDACENTRO, Francisco Kulcsar Neto fará reflexão sobre a importância do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e também abordará a “Qualidade do ar interior climatizado” – tema bastante discutido na atualidade. Já o presidente da ABRESST – Associação Brasileira das Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho, o médico do trabalho e cardiologista Dr. José Carlos Dias Carneiro, explanará sobre “Gestão em saúde do trabalhador”.

“As ações dos SEESMTs e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) de toda a Fundação do ABC, assim como novas medidas prevencionistas no ambiente de trabalho, vêm colaborando com as reduções dos acidentes na empresa. Por essas razões, celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que simboliza a luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho”, afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

O encontro no campus da FMABC é resultado de trabalho iniciado em 2015 pela Diretoria Executiva de Recursos Humanos da FUABC, através do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), que busca aproximar os serviços de Segurança e Medicina do Trabalho de todas as unidades da Fundação do ABC, assim como estreitar laços e estabelecer ações de cooperação com departamentos de Saúde e Segurança dos municípios parceiros.

HISTÓRIA

No início da década de 70, uma iniciativa do Banco Mundial ameaçou cortar financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido. A medida resultou na publicação das portarias nº 3.236 e 3.237, em 27 de julho de 1972, que passou a ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

Com entrada gratuita, evento em 27 de julho ocorrerá em parceria com a FUNDACENTRO, do Ministério do Trabalho e Previdência Social

Com entrada gratuita, evento em 27 de julho ocorrerá em parceria com a FUNDACENTRO, do Ministério do Trabalho e Previdência Social