Fundação do ABC convida funcionários para a construção do Programa de Compliance

Publicado em: 14/02/2020

Todas as unidades mantidas terão comissões internas para discutir com a mantenedora o texto para o novo programa de boas práticas da FUABC

 

A Fundação do ABC deu início em 6 de fevereiro a uma campanha institucional de esclarecimento sobre o Programa de Compliance, com divulgação de mensagem e convite a todos os funcionários, de todas as unidades de saúde mantidas, para que participem de comissões internas para elaboração desta nova ferramenta de controle e boas práticas.

Cada mantida da FUABC terá uma comissão interna para discussão de temas relacionados ao Compliance da mantenedora. Para atingir os mais de 22 mil colaboradores, a Presidência da Fundação do ABC encaminhou ofício aos diretores das unidades, orientando sobre a importância da participação e solicitando divulgação “ampla e irrestrita” das inscrições para as comissões. “Decidimos iniciar desta forma, pois entendemos que quanto maior a diversidade de ideias, sugestões e pontos de vista, melhor será o resultado final. Temos certeza de que o envolvimento das mantidas neste processo é fundamental para o sucesso na implantação do Programa de Compliance”, considera a presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan.

Material publicitário convidando os funcionários foi distribuído para todas as unidades gerenciadas. A partir da divulgação, os funcionários podem acessar o site da Fundação do ABC (www.fuabc.org.br), onde terão todas as informações sobre a campanha e a ficha para inscrição na comissão interna de sua unidade.

A partir das inscrições pelo site e da criação dos grupos internos de Compliance em cada mantida, serão agendadas reuniões periódicas na sede da FUABC, a fim de debater ideias e trazer para a mantenedora a visão das unidades, além de permitir que os próprios colaboradores ampliem as discussões, ao se tornaram multiplicadores no ambiente de trabalho.

“Já instituímos a comissão da mantenedora e o Programa de Compliance da FUABC começa a ganhar forma. Contudo, para que o texto final reflita a realidade da instituição de maneira detalhada e precisa, considerando particularidades dos serviços e demandas específicas, ninguém melhor do que os funcionários para ajudar nesse grande desafio”, garante a presidente.

AJUSTAMENTO DE CONDUTA

Em 2019, a FUABC assinou junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), cujo objetivo é justamente fortalecer o planejamento, a eficácia e a execução de um Programa de Compliance na instituição, com propósito de promover maior fiscalização, legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa. A ideia é aumentar segurança jurídica institucional e a ampliar os mecanismos de controle junto à mantenedora e às unidades de saúde gerenciadas.

Nesse sentido, o Compliance deverá adotar conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, assim como observar a efetiva aplicação de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes, com objetivo de evitar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos. Trata-se de um programa interno de boas práticas, que estará respaldado em um termo externo – o TAC.