Fundação do ABC divulga vencedores de concurso de boas práticas  

Publicado em: 16/12/2021

Primeiros colocados no Programa “Feito pela Gente” foram: Hospital Estadual Santa Cecília, Hospital Estadual Mário Covas e PAI Baixada Santista

 

Na entrega do primeiro lugar ao Hospital Santa Cecília, Thiago Wochnik, Adriana Berringer e Sandra Gallo

A Fundação do ABC divulgou na manhã desta quinta-feira (16/12) o resultado do concurso do “Programa Feito pela Gente”, iniciativa interna que busca dar visibilidade às inovações e boas práticas implementadas na Mantenedora, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), nos hospitais e em todas as demais unidades gerenciadas. Nesta primeira edição, a disputa contou com participação de 17 unidades, que apresentaram iniciativas pioneiras e ações inovadoras que fazem a diferença na rotina assistencial e administrativa da Saúde.

Em primeiro lugar ficou o projeto do Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, localizado na Capital, intitulado “‘Sala do Adeus’, despedida humanizada de familiares aos seus entes queridos acometidos de Covid-19”. Na segunda colocação ficou o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André: “Os desafios da alta segura e responsável em uma unidade de saúde estadual de alta complexidade”. Já o terceiro lugar foi conquistado pelo Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental, localizado na Baixada Santista, responsável pelo trabalho “Prevenindo a morte súbita cardíaca em usuários de psicofármacos internados no PAI-BS”. Todas as unidades vencedoras são gerenciadas pela FUABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Adilson Cavalcante recebeu de Adriana Berringer troféu pelo segundo lugar do Hospital Mário Covas

VALORIZAÇÃO

A partir de um concurso anual, o Programa Feito pela Gente visa facilitar o acesso e a troca de informações entre todos os serviços da FUABC, hoje localizados em diferentes regiões do Estado – desde a Região Metropolitana até o Interior do Estado e a Baixada Santista.

O objetivo principal é a valorização das ações inovadoras, cases de sucesso, boas práticas e das iniciativas pioneiras de cada unidade da FUABC que fazem a diferença no dia a dia de trabalho, além do compartilhamento com o grupo de gestão da entidade. Foram inscritas ações que abrangem múltiplas áreas, como a assistência aos pacientes, padronização de condutas, aplicação da tecnologia para a otimização de processos e comunicação com os colaboradores, segurança do paciente, humanização do serviço, capacitação profissional e prevenção em saúde. “Recebemos projetos brilhantes e essa diversidade é extremamente rica para os propósitos da FUABC, constantemente alinhada às mais evoluídas e atualizadas práticas de gestão no âmbito da Saúde”, considera da presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan.

Na premiação pelo 3° lugar ao PAI-BS, Karla Lower, Adriana Berringer e Sidney Costa Gaspar

A ideia é compatível com a grandeza histórica da FUABC e suas inúmeras ramificações regionais em todo o Estado de São Paulo. Hoje, são mais de 27 mil colaboradores que, diariamente, produzem, fortalecem e inovam conhecimentos. Muitas iniciativas positivas desenvolvidas pelas equipes das unidades gerenciadas são certificadas e reconhecidas, nacional e até internacionalmente, em diversas áreas ligadas à assistência e promoção à Saúde, inclusive no campo de ensino e pesquisa. O concurso, portanto, funciona como vitrine principal dessas boas práticas, ao estimular o compartilhamento de projetos exitosos entre todos os serviços.

As unidades da FUABC encaminharam suas ações em formato de artigo. Os 17 projetos inscritos foram reunidos em uma revista eletrônica (acesse aqui), que será divulgada a todos os colaboradores. Uma comissão composta por cinco membros do Conselho de Curadores da Fundação do ABC foi responsável por analisar os três melhores trabalhos. São eles: Ari Bolonhezi, Felix Saverio Majorana, Guilherme Andrade Peixoto, Luiz Antonio Della Negra e Thereza Christina Machado de Godoy.

Confira as reportagens sobre os projetos dos vencedores nos links: Hospital Estadual Santa Cecília, Hospital Estadual Mário Covas e PAI Baixada Santista.

 

Reunião unificada do Conselho de Curadores e das unidades gerenciadas pela FUABC marcou entrega do prêmio “Feito pela Gente”