Fundação do ABC divulga vencedores do concurso de boas práticas ‘Feito pela Gente’

Publicado em: 13/12/2022

Primeiros colocados foram o Hospital Estadual Mário Covas, Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá e PAI Baixada Santista

 

Na premiação do Hospital Mário Covas, doutores Caio Cesar Ferreira Fernandes, Maria Odila Gomes Douglas, Adilson Cavalcante e Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

A Fundação do ABC divulgou na manhã desta terça-feira (13/12) o resultado da segunda edição do “Programa Feito pela Gente”, um concurso interno que busca dar visibilidade às inovações e boas práticas implementadas na Mantenedora, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), nos hospitais e em todas as demais unidades gerenciadas. Neste ano, a disputa contou com participação de 11 unidades, que apresentaram iniciativas pioneiras e ações inovadoras que fazem a diferença na rotina assistencial e administrativa da Saúde.

Emílio Ribas do Guarujá ficou em 2º lugar: Dra. Maria Odila, Reginaldo Reple Sobrinho e Dr. Luiz Mário

Em primeiro lugar ficou o projeto do Hospital Estadual Mário Covas, intitulado “Papel da equipe multidisciplinar da Qualidade na implantação e no monitoramento da linha do cuidado de cirurgia de revascularização do miocárdio”. Na segunda colocação ficou o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II Baixada Santista, no Guarujá, com o trabalho “Ciclo de Palestras”. Já o terceiro lugar foi conquistado pelo Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista, localizado em Santos, responsável pelo trabalho “O PAI Baixada Santista como unidade capacitadora da Rede de Assistência em Saúde Mental dos nove municípios da Baixada Santista”. Todas as unidades premiadas são gerenciadas pela FUABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

O anúncio dos vencedores ocorreu durante reunião conjunta do Conselho de Curadores da FUABC e das unidades gerenciadas. Aproveitando o clima de final de ano, o evento foi abrilhantado com a apresentação do coral de colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, que executou três canções, finalizando sua participação com “Bate o Sino”.

O terceiro lugar ficou com o PAI Baixada Santista, representado pela gerente geral Karla Lower Ponciano

BOAS PRÁTICAS

A partir de um concurso anual, o Programa Feito pela Gente visa facilitar o acesso e a troca de informações entre todos os serviços da FUABC, hoje localizados em diferentes regiões do Estado – desde a Região Metropolitana até o Interior do Estado e a Baixada Santista.

O objetivo principal é a valorização das ações inovadoras, cases de sucesso, boas práticas e das iniciativas pioneiras de cada unidade da FUABC, que fazem a diferença no dia a dia de trabalho, além do compartilhamento com o grupo de gestão da entidade.

A edição 2022 contou com a inscrição de ações que abrangem múltiplas áreas, como o papel da equipe multidisciplinar na melhoria da assistência, padronização de condutas, valorização e cuidado com os colaboradores da Saúde, responsabilidade social, sustentabilidade, segurança do paciente, gestão da Saúde, aplicação da tecnologia nos processos assistenciais, capacitação profissional e prevenção em saúde.

REVISTA DIGITAL

As unidades da FUABC encaminharam suas ações em formato de artigo. Os 11 projetos inscritos foram reunidos em uma revista eletrônica, que será divulgada a todos os colaboradores. Uma comissão composta por cinco membros do Conselho de Curadores da Fundação do ABC foi responsável por analisar os três melhores trabalhos. São eles: Ari Bolonhezi, Georges Esper Kallás, Helaine Balieiro de Souza, Maria Lucia Tomanik Packer e Thereza Christina Machado de Godoy.

Coral de colaboradores do AME Praia Grande abrilhantou o evento