Fundação do ABC e Central de Convênios organizam SIPAT-2022

Publicado em: 12/12/2022

Ao longo da semana, atividade contará com cinco palestras de renomados gestores

 

Sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Fundação do ABC e Central de Convênios organizam de 12 a 16 de dezembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento será transmitido ao vivo pelo canal do SESMT no YouTube: https://www.fuabc.org.br/sipat2022. Para este ano foram escalados cinco renomados gestores e especialistas na área de saúde ocupacional.

Hoje, às 14h30, os trabalhos terão início com palestra do Dr. Rodolfo Strufaldi, médico ginecologista e diretor técnico do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo. O convidado falará sobre “Conscientização e prevenção dos principais cânceres em mulheres”.

Na terça-feira, dia 13/12, às 9h30, a atividade será comandada pela advogada, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP, Dra. Adriana Bramante, que será responsável pela palestra “Aposentadoria especial dos profissionais da saúde”.

No dia 14/12, às 9h30, o assunto pautado será “Assédio moral e outras violências no ambiente de trabalho”. O tema estará sob responsabilidade da Dra. Eliana Pintor, psicóloga, docente na área de Saúde Mental e interlocutora de Saúde do Trabalhador do GVS VII – Santo André, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Na quinta-feira (15/12), às 14h30, o médico do trabalho, perito médico federal e professor de Medicina do Trabalho da USP, Dr. João Silvestre, abordará os “Desafios para o conhecimento da relação entre transtornos mentais com o trabalho”.

O encerramento da SIPAT 2022 ocorrerá na sexta-feira, 16/12, às 14h30, com a palestra “Saúde Mental no trabalho e a importância das boas relações interpessoais”, ministrada pelo médico psiquiatra e coordenador do Pronto-Socorro de Psiquiatria do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM-SA), Dr. Tomaz Eugenio de Abreu Silva.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma das atividades anuais obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. A CIPA tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.