Fundação do ABC e Dom Cabral iniciam curso de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde

Publicado em: 23/10/2014

A Fundação do ABC deu início em 23 de outubro a curso de pós-graduação inédito de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde. A abertura da

Dr. Marco Antonio Santos Silva, Silene Magalhães e Dr. Adilson Casemiro Pires

Dr. Marco Antonio Santos Silva, Silene Magalhães e Dr. Adilson Casemiro Pires

especialização foi possível graças ao convênio firmado com uma das mais importantes instituições
de ensino do país na área de pós-graduação e extensão, com programas customizados para empresas: a Fundação Dom Cabral. O principal objetivo da aliança é a capacitação de gestores e executivos para cargos de direção na área da Saúde.

“Acreditamos que ser uma instituição de sucesso não é o bastante. É preciso estar inserida e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, considerou a diretora de Pós-graduação da Fundação Dom Cabral, Silene Magalhães, ao acrescentar: “Estamos felizes em iniciar essa parceria com a Fundação do ABC. Será uma construção conjunta, pois não trabalhamos para as organizações, mas com as organizações”.

Durante a cerimônia de abertura do curso, a diretora da Dom Cabral também falou sobre a metodologia de ensino, customizada segundo a realidade e a necessidade da organização. “Trazemos para discussão e reflexão temas considerados importantes dentro do contexto da organização. É uma proposta de programa de mão dupla. Esperamos que ocorra grande aprendizado por parte dos alunos, e sabemos que também haverá muito aprendizado pela Dom Cabral. Esse é um princípio básico deste programa”, garantiu Silene Magalhães.

O diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, ressaltou a importância da formação e atualização profissional para a gestão moderna e eficiente dos equipamentos de saúde. “Tenho certeza de que essa parceria trará ótimos frutos para nossas organizações e, principalmente, para a população

A gerente de Programa de Pós-graduação da Fundação Dom Cabral, Paula Oliveira, e a Diretora de RH da FUABC, Caroline Saint Aubin

A gerente de Programa de Pós-graduação da Fundação Dom Cabral, Paula Oliveira, e a Diretora de RH da FUABC, Caroline Saint Aubin

usuária dos equipamentos da Fundação do ABC”.

O compromisso com o investimento permanente em capacitação profissional foi assumido pelo atual presidente da FUABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, desde sua posse em janeiro. Para o gestor, o início do curso de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde é importante conquista nesse sentido. “Hoje a Fundação do ABC conta com aproximadamente 17 mil funcionários e administra centenas de unidades diretamente ou via Central de Convênios. Não é tarefa fácil gerenciar tantos e tão diferentes serviços, fazendo valer todas as regras, processos e padrões de qualidade pré-estabelecidos pela mantenedora. Mais do que nunca, precisamos de lideranças capacitadas, que conheçam em detalhes nossa filosofia de trabalho, e estejam aptas a implantar integralmente a metodologia da Fundação do ABC”.

Segundo o presidente, a parceria com a Dom Cabral permitirá à Fundação do ABC ampliar horizontes. “Hoje estamos segurando o crescimento da FUABC, pois consideramos que precisamos de mais líderes credenciados, de mais pessoas capacitadas, para podermos assumir com segurança novos serviços. A Fundação Dom Cabral será fundamental nessa formação em curto prazo”.

Metodologia moderna

O novo curso terá 10 meses de duração e investimento total de R$ 25,5 mil por aluno. Cada unidade mantida pela Fundação do ABC pode indicar um representante para a pós-graduação com bolsa de estudos. As demais vagas foram disponibilizadas a gestores do mercado, que precisaram preencher requisitos mínimos curriculares e de formação profissional para ter as matrículas aprovadas.

Um dos destaques da pós-graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde é a metodologia de ensino, cujo foco privilegia a aprendizagem baseada em problemas e em times. “Utilizaremos modelo híbrido de ensino. Nesse formato não existem respostas prontas, obrigando os alunos a buscar o aprendizado, a testar teorias e a discutir problemas para apresentar soluções”, detalha a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin, que acrescenta: “Os alunos geralmente estranham as primeiras aulas, pois o formato é realmente muito diferente. Porém, quando se acostumam, normalmente aprovam e gostam bastante, pois a metodologia estimula a busca por conhecimento, a formação de opinião e a pesquisa como base para novas teorias”.

Ao todo serão 288 horas em aulas presenciais, além de 72 horas de atividades a distância e outras 72 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os encontros ocorrerão somente uma vez por mês, em três dias seguidos de aulas – entre quinta-feira e sábado. “A ideia do curso é proporcionar atualização aos gestores da área da Saúde, abrir espaço para discussão de cases e para a troca de experiências. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de intervenção. Dessa forma, os alunos deverão trabalhar problemas reais, de instituições reais, cujos resultados poderão ser aplicados na prática para melhoria das unidades de saúde”, detalha Caroline Saint Aubin.

Com 38 anos de tradição, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios com sólida articulação e padrão internacional de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2014 foi classificada em 21º lugar entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking de Educação Executiva do Financial Times e ocupa 1º lugar no ranking de melhores escolas da América Latina.