Fundação do ABC e sindicato Sindacs-SP assinam novo acordo coletivo

Publicado em: 17/02/2023

Presidente do sindicato, Rodrigo Rodrigues Costa, e presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, formalizaram o acordo em 17 de fevereiro

 

Presidente do sindicato, Rodrigo Rodrigues Costa, e presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

O presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (Sindacs-SP), Rodrigo Rodrigues Costa, estiveram reunidos em 17 de fevereiro, na sede da FUABC, para a assinatura do novo acordo coletivo de trabalho, válido até 31 de dezembro de 2023.

A Fundação do ABC conta hoje com mais de 800 agentes comunitários de saúde (ACSs) vinculados ao Sindacs-SP, atuando nas cidades de Santo André e São Bernardo. Tendo em vista que a regulamentação salarial da classe está estabelecida na Emenda Constitucional n° 120, de 5 de maio de 2022, o acordo coletivo tem como foco principal as cláusulas sociais e os benefícios aos trabalhadores.

“As questões salariais estão equalizadas, em estrito cumprimento à nova Lei. Faltavam somente os temas ligados aos benefícios da categoria e as cláusulas sociais, como auxílio creche, vale transporte, cesta básica, entre outros direitos que conseguimos alinhar com o sindicato para assinar este novo acordo coletivo”, explica a gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC, Ana Paula Barros de Queiroz.

A data-base para o reajuste dos benefícios ficou acordada como 1° de setembro de 2022. Já o piso salarial da categoria segue a Emenda Constitucional n° 120/2022, ou seja, é equivalente a dois salários-mínimos.