Publicado em: 16/05/2025
UPA Jardim Universo
Referência em gestão médico-hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação do ABC venceu chamamento público da Prefeitura de Mogi das Cruzes para gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Universo pelos próximos 12 meses. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 24 de abril e o contrato de gestão contempla a manutenção das áreas clínicas e administrativas, por meio do modelo de Organização Social de Saúde (OSS). Os atendimentos iniciaram em 28 de abril e o acordo tem valor anual de aproximadamente R$ 13,5 milhões.
O novo plano de trabalho dá sequência ao serviço já desenvolvido pela FUABC na unidade de saúde, que está sob gestão da entidade desde 2018. O novo contrato para gestão do serviço abrange atendimento em urgência e emergência, exames radiológicos, laboratoriais e eletrocardiograma com retaguarda de observação até 24 horas, com a finalidade de diminuir o atendimento de situações clínicas de menor complexidade nos hospitais gerais da região. Trata-se, portanto, de uma estrutura de complexidade intermediária de serviços de urgência e emergência, com acolhimento e classificação de risco.
A FUABC irá priorizar a implantação de um novo modelo de prestação de serviços, nos moldes da Política Nacional de Humanização do SUS (HumanizaSUS), com a vinculação a metas qualitativas e indicadores de desempenho. O contrato prevê, mensalmente, 10 mil atendimentos médicos, 600 atendimentos odontológicos, 1.800 exames de imagem e 300 eletrocardiogramas. Já a equipe multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, além de funcionários da recepção, área administrativa, tecnologia da informação, manutenção e segurança do trabalho.
Os pacientes atendidos na unidade podem permanecer em observação por até 24 horas, sob assistência integral das equipes da FUABC, para que se obtenha o diagnóstico e todas as soluções terapêuticas sejam devidamente ofertadas. Caso o diagnóstico não seja concluído, o paciente deverá ser encaminhado para internação nos serviços hospitalares por solicitação de vaga através do Núcleo Interno de Regulação (NIR).
O antigo contrato firmado em 2018 entre a FUABC e a Prefeitura para gestão do então Pronto Atendimento Jardim Universo e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Universo foi encerrado em 29 de outubro de 2024, sucedido de um contrato emergencial pelo prazo de 180 dias, que se encerrou em 27 de abril de 2025. No município, a FUABC ainda responde pela gestão da UPA Rodeio e do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC).