Fundação do ABC inaugura canal externo de denúncias

Publicado em: 21/09/2021

Vinculada ao Programa de Integridade, ferramenta funciona 24 horas e pode ser acessada por e-mail, site, WhatsApp ou telefone 0800

 

Em atenção ao Programa de Integridade e aos esforços contínuos para o aperfeiçoamento de processos e ações preventivas contra eventos de risco, a Fundação do ABC acaba de inaugurar seu Canal de Denúncias. A partir da nova ferramenta, todas as pessoas podem fazer denúncias, de qualquer natureza, contra a violação de normas internas ou externas da FUABC. O objetivo central é o respeito aos valores e diretrizes da entidade e o cumprimento do Código de Conduta Ética – outra novidade, lançada oficialmente em agosto após aprovação pelo Conselho de Curadores e Ministério Público do Estado de São Paulo.

O Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é operado por uma empresa externa e independente, a ASA Central de Soluções LTDA, vencedora de licitação para “prestação de serviços técnicos para implantação e gestão de canal de denúncias para a FUABC e suas unidades gerenciadas”. O objetivo da contratação de um canal externo é, justamente, garantir sigilo absoluto, proteger o anonimato do denunciante e preservar as informações para a justa apuração. Ou seja, as denúncias são tratadas com total confidencialidade e imparcialidade.

De acordo com a presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a FUABC e o Ministério Público do Estado de São Paulo e homologado em março de 2020, a Fundação do ABC iniciou a implantação do Programa de Integridade, reforçando o compromisso institucional com o respeito às normas legais, princípios éticos e padrões de conduta esperados pela sociedade.

“Já avançamos muito em nosso Programa de Integridade, tanto na revisão de documentos como na formatação de novas ferramentas de gestão e governança. O Canal de Denúncias era uma necessidade para que nosso Compliance fosse realmente efetivo e tem como base o Código de Conduta Ética, um documento criado do zero, com base em muitas discussões e colaborações das mais diversas instâncias da FUABC”, informa a dirigente, que completa: “É uma grande satisfação completarmos mais essa etapa da governança corporativa e das práticas de Compliance, com a publicação do Código de Conduta Ética e a divulgação de nosso Canal de Denúncias”.

O Código de Conduta Ética contém diretrizes para orientar a conduta profissional de todos que trabalham na FUABC e agem em seu nome. O documento reafirma o compromisso institucional com a integridade e ética.

Por sua vez, o Canal de Denúncias é o meio pelo qual colaboradores, parceiros e todos aqueles que se relacionam com a Fundação do ABC podem realizar a comunicação de práticas consideradas ilegais, como desvio de verba ou assédio moral, representando posicionamento estratégico da instituição no combate às irregularidades.

O Canal de Denúncias da Fundação do ABC funciona ininterruptamente. A ferramenta pode ser acessada via site (www.fuabc.org.br/denuncias), e-mail (condutaetica@fuabc.org.br), WhatsApp ou telefone, ambos pelo 0800-494-1049.