Fundação do ABC lança segunda edição de concurso de boas práticas em Saúde

Publicado em: 31/08/2022

Programa “Feito pela Gente” dá visibilidade às iniciativas exitosas desenvolvidas nos serviços de Saúde gerenciados pela FUABC

 

A Fundação do ABC acaba de lançar a segunda edição do concurso “Feito pela Gente”. Trata-se de um programa interno que busca dar visibilidade às inovações e boas práticas implementadas na Mantenedora, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, nos hospitais e em todas as demais unidades gerenciadas. A partir do concurso anual, a iniciativa facilita o acesso e a troca de informações entre todos os serviços da FUABC, hoje localizados em diferentes regiões do Estado – desde a Região Metropolitana até o Interior do Estado e a Baixada Santista.

O objetivo principal é a valorização das ações inovadoras, cases de sucesso, boas práticas e das iniciativas pioneiras de cada unidade da FUABC que fazem a diferença no dia a dia de trabalho, além do compartilhamento com o grupo de gestão da entidade. Podem ser inscritas ações com impacto direto na assistência, mas também são relevantes os projetos ligados ao quadro de colaboradores, sustentabilidade, responsabilidade social, capacitação profissional, orientação da população para a prevenção de doenças e promoção da saúde, entre tantos outros temas. O importante é que a iniciativa esteja em desenvolvimento na unidade da Fundação do ABC, trazendo resultados positivos.

A ideia é compatível com a grandeza histórica da FUABC e suas inúmeras ramificações regionais em todo o Estado de São Paulo. Hoje, são mais de 26 mil colaboradores que, diariamente, produzem, fortalecem e inovam conhecimentos. Muitas iniciativas positivas desenvolvidas pelas equipes das unidades gerenciadas são certificadas e reconhecidas, nacional e até internacionalmente, em diversas áreas ligadas à assistência e promoção à Saúde, inclusive no campo de ensino e pesquisa. O concurso, portanto, funciona como vitrine principal dessas boas práticas, ao estimular o compartilhamento de projetos exitosos entre todos os serviços.

Cada unidade da FUABC, assim como o Centro Universitário FMABC e a própria Mantenedora, poderá encaminhar até 30 de setembro uma ação em andamento, em formato de artigo. Uma comissão composta por membros do Conselho de Curadores da Fundação do ABC estará responsável por analisar os três melhores trabalhos inscritos. Ao final do concurso, todos os artigos inscritos integrarão uma revista oficial da FUABC, que reunirá as melhores práticas do Programa Feito Pela Gente em 2022.

Na primeira edição, em 2021, foram 17 artigos e uma revista com total de 48 páginas. O conteúdo na íntegra pode ser acessado no link: www.fuabc.org.br/feitopelagente.