Fundação do ABC mobiliza colaboradores para a importância da Saúde Mental

Publicado em: 27/01/2023

Campanha ‘Janeiro Branco’ tem sensibilizado equipes da FUABC e Central de Convênios

 

Ao todo, mais de 70 funcionários encaminharam textos e imagens, que estão expostas em dois murais no prédio administrativo

A Fundação do ABC está mobilizando seus colaboradores durante o mês de janeiro numa ação de conscientização sobre a importância da saúde mental, em alusão à campanha Janeiro Branco. Este ano o tema nacional da campanha é “A vida pede equilíbrio”. A iniciativa também promove a integração entre funcionários da Mantenedora e da sede administrativa da Central de Convênios, unidade de apoio vinculada à FUABC.

Ao longo do mês, as equipes foram convidadas a participar de ação interna, a partir do envio de fotos e frases que simbolizassem momentos pessoais de descontração, relaxamento e bem-estar junto a amigos e familiares ou em atividades de lazer em geral. Ao todo, mais de 70 colaboradores encaminharam textos e imagens, que estão expostas em murais nas sedes administrativas da FUABC e da Central de Convênios. A medida tem chamado a atenção dos funcionários e reforçado a importância de reservar momentos para atividades prazerosas e de relaxamento. Além disso, frases motivacionais também foram distribuídas em pontos estratégicos do prédio.

JANEIRO BRANCO

Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade, aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Para sensibilizar a população para a prevenção dessas doenças, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo montou programação especial para os profissionais da saúde que trabalham nas unidades e para o público em geral. Ao todo, 17 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do Estado participam da ação, inclusive o AME Sorocaba, gerido pela FUABC.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no ano passado o Estado registrou cerca de 233 mil atendimentos ambulatoriais e hospitalares relacionados à saúde mental. Em 2021, foram contabilizados 230,5 mil atendimentos em toda a rede estadual de saúde. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site www.janeirobranco.com.br.