Fundação do ABC moderniza acesso à informação com “Portal da Transparência”

Publicado em: 24/03/2017

Em busca de facilitar o acesso à informação e de modernizar a forma como são disponibilizados dados internos de interesse público, a Fundação do ABC acaba de implantar o Portal da Transparência. Trata-se de ferramenta online, disponível em tempo integral e de forma irrestrita no site institucional – www.fuabc.org.br, que reúne balanços contábeis, relatórios de atividades e o estatuto vigente, além do “Regulamento de Compras e Contratação de Serviços de Terceiros e Obras” e do “Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS”, que detalha a relação de cargos e salários, por unidade de trabalho, dos colaboradores que atuam na FUABC.

A presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna

Apesar de a Fundação do ABC já publicar anualmente seus balanços em jornais de grande circulação na região do ABC e no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a nova Presidência da entidade, que tomou posse em 9 de fevereiro, considerou necessária a modernização do acesso à informações, de forma que a população geral possa ter esses dados em mãos, de maneira rápida e simples.

“Reafirmamos nosso compromisso com a total transparência na condução dos trabalhos da Fundação do ABC e colocamos à disposição da população os dados da instituição, para que todos possam conferir, analisar e nos ajudar a fiscalizar. Apesar de sermos uma instituição de direito privado, atuamos como parceiros estratégicos de prefeituras e do Governo do Estado na gestão compartilhada de diversos hospitais e unidades de saúde públicas. Dessa forma, temos que dar visibilidade ao trabalho realizado, ao cumprimento das metas e, sobretudo, informar como o dinheiro público está sendo aplicado na assistência à saúde da população”, afirma a presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, que comanda a instituição ao lado do vice-presidente, Dr. Wagner Kuroiwa, e da secretária geral, Dra. Adriana Berringer Stephan.

MAIS VISIBILIDADE

O Portal da Transparência da FUABC entrou em atividade em 23 de março de 2017 e traz entre os destaques a íntegra do Regulamento de Compras e Contratação de Serviços de Terceiros e Obras. Publicado em dezembro de 2016 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, após aprovação do órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores, o documento disciplina a aquisição de bens, assim como a contratação de serviços de terceiros e obras pela FUABC e todas as unidades mantidas. Dessa forma, reforça a necessidade de observância aos princípios da igualdade, moralidade, publicidade, impessoalidade, probidade administrativa e transparência em todas as atividades, garantindo lisura em todos processos.

Já o Plano de Cargos, Carreiras e Salários foi aprovado em setembro de 2014 pelo Conselho de Curadores. Todos os valores constantes das listas publicadas no Portal da Transparência da FUABC integram o PCCS e passaram pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pela Promotoria de Fundações do Ministério Público, ressaltando-se que em nenhuma oportunidade tiveram um apontamento sequer das autoridades fiscalizadoras.

Página no site da FUABC reúne estatuto, balanços contábeis, relatórios de atividades, regulamento de compras e plano de cargos e salários

Destaque-se ainda que todos os salários se encontram perfeitamente dentro do que é praticado no mercado de trabalho por empresas do mesmo porte da Fundação do ABC – ou seja, grandes empresas de direito privado.

“A Fundação do ABC chega aos 50 anos em um momento especial pelo qual passa todo o Brasil, e assim como o nosso País, clama pela modernização da gestão, pelo aperfeiçoamento dos sistemas de controle, pela adoção de ferramentas e práticas inovadoras, enxutas e eficientes. Esse é um momento de mudanças, destinadas a marcar o futuro da instituição. Não podemos perder de vista jamais a responsabilidade que temos com o nosso objetivo final: atender bem, com qualidade, o nosso cidadão, razão de ser desta instituição”, garante Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna.

Ainda sobre o papel fundamental da gestão na garantia de qualidade à assistência, a presidente da FUABC faz paralelo com sua atuação como médica: “Nós não podemos perder o horizonte de quem depende de nós, lá na ponta, lá na assistência. Com toda a rede de mantidas que temos hoje, nós temos o compromisso de atender essas pessoas da melhor maneira possível. Eu, no papel de médica, quando chamo um paciente pelo nome, olho nos olhos dele e atendo, eu já criei um vínculo e tenho a responsabilidade de atender essa pessoa com o melhor que eu posso oferecer. Quero esse mesmo compromisso em toda a FUABC, para milhões de pessoas, nos olhos das quais eu não vou poder olhar. Tenho certeza que, dentro da gestão que nós estamos fazendo, essas pessoas se sentirão abraçadas nos seus problemas. Nós estamos aqui para resolvê-los, dentro das melhores práticas de gestão, modernas e, sobretudo, honestas”, finaliza Vianna.