Fundação do ABC organiza “Fórum de Sustentabilidade”

Publicado em: 04/12/2015

Vinculado à Diretoria Executiva de Qualidade, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC organizou em 2 de dezembro a primeira edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo foi dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Cerca de 150 pessoas participaram das atividades, realizadas entre 8h30 e 16h30 no anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC.

“Inicialmente pensamos nesse encontro como uma reunião menor, com cerca de 20 pessoas. A ideia era promover internamente a troca de experiências e de boas práticas entre a mantenedora e as unidades mantidas. O tempo foi passando, o projeto cresceu e tomou a proporção deste fórum, aberto a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na temática. Fico muito satisfeito com o resultado final deste trabalho”, destacou o diretor executivo de Qualidade da Fundação do ABC, Dr. Murilo Dib.

Representando o prefeito de Santo André, Carlos Grana, e o secretário de Saúde, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, a secretária adjunta de Saúde de Santo André e secretária geral da FUABC, Dra. Maria Aparecida Damaia, ressaltou a importância do tema sustentabilidade no Brasil e no mundo, parabenizando a iniciativa desenvolvida no ABC. “A Fundação do ABC é uma instituição muito grande e extremamente importante. Para que continue crescendo e ampliando sua atuação, precisa permanecer trabalhando dessa forma, com atenção e cuidado com as questões ambientais”, afirmou Damaia.

O presidente da FUABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, lembrou que o fórum no ABC ocorria simultaneamente à reunião de líderes mundiais na Conferência do Clima em Paris e destacou a relevância de contextualizar as discussões globais à realidade do Grande ABC. “Fico contente em ver materializada uma iniciativa tão importante. Há mais de uma década, a Fundação do ABC e suas unidades têm desenvolvido trabalhos voltados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Muitas dessas iniciativas já foram inclusive premiadas. O Hospital Mário Covas, o Hospital da Mulher, o Hospital Nardini e a própria Fundação do ABC, por exemplo, fazem parte do seleto grupo de instituições que já receberam o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, oferecido pelo Governo do Estado. Na edição deste ano, pelo menos 8 trabalhos de unidades vinculadas à Fundação do ABC foram reconhecidos e receberam menções honrosas na premiação”, enumerou o presidente.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Entre os principais temas em debate estiveram “Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, “Interfaces entre Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, “Mudanças Climáticas na Gestão Ambiental”, “Apresentação da Situação dos Recursos Hídricos da Região e a Relação Direta com a Saúde”, “Gestão da Água no Município de Santo André” e “A Contribuição da Educação Ambiental nos Processos de Gestão e Saúde Ambiental”.

À frente das palestras estiveram profissionais de destaque na área de meio ambiente e sustentabilidade, entre os quais o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Júnior, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de São Caetano, Horácio Almeida Pires, e o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho. Também enriqueceram a programação científica o pesquisador sênior do Grupo de Estudos em Epidemiologia Ambiental do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, Dr. Alfésio Luís Ferreira Braga, a professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Marta Ângela Marcondes, e a gerente de educação e mobilização ambiental do SEMASA e professora do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC, Eriane Justo Luiz Savóia.

PRÊMIO AMIGO DO MEIO AMBIENTE

Durante o “I Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC” também foram apresentados trabalhos das unidades da Fundação do ABC reconhecidos com menções honrosas na edição 2015 do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – realizado em setembro pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá e de Praia Grande, Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Estadual de Francisco Morato, Hospital Nardini de Mauá e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João-Lavras, de Guarulhos, estiveram entre as unidades que apresentaram cases de sucesso.

A equipe do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da FUABC, José Alexandre Filho, Cristina Passaretti e Pedro Charles

A equipe do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da FUABC, José Alexandre Filho, Cristina Passaretti e Pedro Charles