Fundação do ABC organiza ‘III Fórum de Sustentabilidade’

Publicado em: 16/11/2017

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da FUABC

 

A Diretoria de Qualidade da Fundação do ABC, por meio do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, programou para 23 de novembro a terceira edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Com inscrições gratuitas pelo site www.fuabc.org.br/forum, o evento das 8h30 às 16h30 será no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Av. Lauro Gomes, 2.000 – Vila Sacadura Cabral).

Entre os palestrantes estará o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, que também preside o Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis. O convidado falará sobre “Gerenciamento seguro de resíduos de serviço de saúde”. Já o vice-presidente da FUABC e diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo, Dr. Wagner Kuroiwa, abordará o tema “PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço da Saúde”, enquanto o engenheiro e coordenador do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FUABC, Amaury Machi Jr., comandará palestra sobre “Levantamento de perigos e avaliação de riscos dos agentes ambientais nos serviços de saúde”.

AMIGO DO MEIO AMBIENTE

No período da tarde, o III Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC terá a apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC inscritos na 10ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – certificação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concedida anualmente às 15 melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde, públicos ou privados, de todo o país. Neste ano, a entrega dos prêmios foi realizada na abertura da III Conferência Latino-Americana de Hospitais Verdes e Saudáveis, em 9 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Ao todo foram inscritos 116 projetos, de 10 estados.

Entre os 15 vencedores está o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, do Guarujá, que participou com o projeto ‘Iluminação Consciente’ – responsável por substituir 100% das lâmpadas fluorescentes da unidade por LED, tipo que não traz em sua composição metais lesivos ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio.

Além do Emílio Ribas II, as unidades da Fundação do ABC que participaram do Prêmio Amigo do Meio Ambiente e que apresentarão seus trabalhos no “III Fórum” são: Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, AME Praia Grande, a mantenedora FUABC, Faculdade de Medicina do ABC, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Hospital Estadual Mário Covas, e Contrato de Gestão São Mateus (AMA-UBS Integrada Jardim São Francisco II).