Fundação do ABC organiza passeio ciclístico de conscientização pelo “Outubro Rosa”

Publicado em: 07/10/2016

A Fundação do ABC realiza em 23 de outubro a primeira edição da campanha “Pedale Pela Vida”. Trata-se de passeio ciclístico voltado a todos os colaboradores da instituição e respectivos familiares em conscientização pelo “Outubro Rosa” – considerado mundialmente o mês dedicado à orientação e prevenção do câncer de mama. A saída está programada para 9h, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, com destino ao Parque da Juventude de São Bernardo do Campo. O retorno está previsto para 11h, com percurso total de aproximadamente 15 quilômetros.

O “Pedale Pela Vida” faz parte do Programa de Prevenção e Promoção à Saúde, que a Fundação do ABC desenvolve junto aos mais de 22 mil funcionários através da Diretoria Executiva de Recursos Humanos.

“Nosso objetivo principal será mobilizar os colaboradores da FUABC, dos hospitais gerenciados e das demais unidades de saúde administradas e chamar a atenção para este tema tão importante para as famílias. Vamos unir forças e contribuir para a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da realização periódica do exame de mamografia”, informa a diretora executiva de Recursos Humanos da FUABC, Caroline Saint Aubin.

Os funcionários interessados podem se inscrever gratuitamente até 14 de outubro pelo site www.fuabc.org.br. Familiares e convidados dos colaboradores da FUABC também poderão participar a partir de cadastro no mesmo endereço.

CAMPANHA MUNDIAL

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Hoje a data é celebrada em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetida em vários cantos do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres e é o tumor mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma.

Com foco nos funcionários, campanha contra o câncer de mama terá início na FMABC com destino ao Parque da Juventude de São Bernardo

Com foco nos funcionários, campanha contra o câncer de mama terá início na FMABC com destino ao Parque da Juventude de São Bernardo