Fundação do ABC promove III Fórum em Saúde e Sustentabilidade

Publicado em: 24/11/2017

Pedro Charles, Dr. Wagner Kuroiwa, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, Amaury Machi Jr. e José Alexandre Filho

A Diretoria de Qualidade da Fundação do ABC, por meio do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, promoveu em 23 de novembro a terceira edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”. O objetivo do evento – que pertence ao calendário da instituição desde 2015 – é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes e promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente.

Entre os presentes estavam o vice-presidente da Fundação do ABC, Dr. Wagner Kuroiwa, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), regional São Bernardo do Campo, Dr. João Eduardo Charles, o diretor geral do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Rogério Bigas, o diretor técnico do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, Dr. Gilberto Palma, além do coordenador do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, Odair Ramos da Silva.

O vice-presidente da FUABC, médico sanitarista e diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo do Campo fez a abertura oficial do evento, com palestra de alerta sobre os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika. Especialista em Direito Sanitário e Saúde Pública, Dr. Kuroiwa lembrou a importância do gerenciamento de riscos nas unidades de saúde e da consciência coletiva para eficácia de medidas protetivas. “Na saúde física, mental e ambiental, a parceria, o esclarecimento e a orientação são muito mais produtivas do que a ação coercitiva”.

Para o diretor administrativo da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Murilo Dib, os gestores de saúde devem estimular a conscientização de práticas sustentáveis em suas equipes. “Não podemos falar em saúde sem falar do tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Se as ações não forem coletivas, individualmente o problema não se resolve. Isso tornou-se um desafio. É um tema de altíssima prioridade para os gestores ambientais que planejam elevar e qualificar seus indicadores de saúde”, afirmou o diretor da FMABC.

Na sequência do evento, o público de cerca de 80 pessoas conferiu a palestra do engenheiro e coordenador do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FUABC, Amaury Machi Jr., que abordou o tema “Levantamento de perigos e avaliação de riscos dos agentes ambientais nos serviços de saúde”.

Já o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, também presidente do Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis, encerrou a primeira parte do fórum com orientações sobre gerenciamento seguro de resíduos em ambiente hospitalar, fatores climáticos e poluição atmosférica.

AMIGO DO MEIO AMBIENTE

No período da tarde, o III Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC trouxe a apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC inscritos na 10ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – certificação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concedida anualmente às 15 melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde, públicos ou privados, de todo o país.

Entre os 15 vencedores está o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, do Guarujá, que participou com o projeto ‘Iluminação Consciente’ – responsável por substituir 100% das lâmpadas fluorescentes da unidade por LED, tipo que não traz em sua composição metais lesivos ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio.

Além do Emílio Ribas II, as unidades da Fundação do ABC que participaram do Prêmio Amigo do Meio Ambiente e que apresentaram seus trabalhos no “III Fórum” são: Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, AME Praia Grande, a mantenedora FUABC, Faculdade de Medicina do ABC, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Hospital Estadual Mário Covas, e Contrato de Gestão São Mateus (AMA-UBS Integrada Jardim São Francisco II).