Fundação do ABC promove o IV Fórum em Saúde e Sustentabilidade

Publicado em: 30/11/2018

Cerca de 180 pessoas participaram do evento organizado no campus universitário da FMABC

 

O Departamento de Qualidade da Fundação do ABC, por meio do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, promoveu dia 29 de novembro a quarta edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”. O objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. O evento aconteceu no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. O evento contou com cerca de 180 participantes, das 8h às 16h.

Participaram da abertura do fórum o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, a vice-presidente, Dra. Adriana Berringer, o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, o diretor da Divisão de Desenvolvimento Ambiental do Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano, professor Rogério Alvarenga, o coordenador do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC, Odair Ramos, além do gestor do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, Pedro Charles.

Entre os palestrantes esteve o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, que também preside o Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis. O convidado falou sobre “O desafio das mudanças do clima para a sustentabilidade das organizações de saúde”. O presidente da empresa W-Energy, administrador de empresas e especialista em Sustentabilidade, Wagner Cunha Carvalho, palestrou sobre “Sustentabilidade Humana na Saúde”. Já a engenheira ambiental e sanitária, Priscila Bolcchi, abordou o tema “Resíduos do serviço de saúde e a sociedade”, enquanto a engenheira civil e ambiental, Lyuko Nagata, comandou palestra sobre “Programa Pró-Billings – Programa Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings”.

AMIGO DO MEIO AMBIENTE

No período da tarde, o IV Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC teve a apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC que participaram do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – certificação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concedida anualmente às melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde públicos ou privados, de todo o País, que prestam assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste 2018, a entrega dos prêmios será durante a abertura do XI Seminário Hospitais Saudáveis – SHS2018, em 5 de dezembro, a partir das 8h, no Auditório Dr. Benedito Montenegro do Hospital Santa Catarina (Av. Paulista, 200, Bela Vista – São Paulo/SP).

Na edição de 2017, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, gerenciado pela Fundação do ABC, esteve entre os 15 vencedores do prêmio. A unidade foi reconhecida pelo projeto ‘Iluminação Consciente’ – responsável por substituir 100% das lâmpadas fluorescentes do hospital por LED, tipo que não traz em sua composição metais lesivos ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio.

 

Pedro Charles, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, Dra. Adriana Berringer, Dr. Geraldo Reple, Rogério Alvarenga e Odair Ramos

 

Pedro Charles e Denise Alexandre, em homenagem póstuma ao ex-funcionário da FUABC José Alexandre Filho

 

Representantes das mantidas que apresentaram projetos sustentáveis desenvolvidos nas unidades