Publicado em: 17/11/2023
A Fundação do ABC, por meio da Diretoria Executiva Jurídica, realizou nesta sexta-feira (17 de novembro) o 1º Simpósio Jurídico, com o objetivo de apresentar os planos de integração do departamento e o novo sistema de Tecnologia da Informação que será implantado no setor. O encontro aconteceu no anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC, com presença de mais de 50 convidados de toda a FUABC – a maioria advogados na Mantenedora e das unidades gerenciadas.
Na abertura do evento, o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, destacou o impacto que o avanço da tecnologia tem na área jurídica. “Discute-se hoje qual é a posição mais aperfeiçoada do operador do Direito. A partir do momento em que hoje você apresenta um tema para uma inteligência artificial, ela te dá a petição, os entendimentos do tribunal e a melhor leitura de uma lei. Agora, esse aspecto da nossa organização e modernização também é crucial, pois acredito que todos nós, como participantes desse movimento de institucionalização e governança da Fundação, devemos caminhar de mãos dadas e unidos nesse objetivo”, pontuou.
Em seguida, a advogada, coach e mentora jurídica Dra. Maria Olívia Machado, também professora de pós-graduação da USP, falou sobre as habilidades essenciais para os advogados na era da automação e da inteligência artificial. Durante sua apresentação, ela abordou avanços tecnológicos em curso, como a I.A. generativa e a robótica, que estão impactando profundamente o campo jurídico e trazendo mudanças significativas na forma como os profissionais do Direito atuam.
Dra. Maria Olívia destacou diversas inovações e ressaltou a importância do aprendizado contínuo e da capacitação dos profissionais para acompanhar o ritmo acelerado das tecnologias. “Aquele profissional que não usar esse tipo de tecnologia (as inteligências artificiais generativas), que é a maior revolução que a gente está vivendo no planeta Terra nesse campo, vai ficar para trás”, decretou. “E o mercado não perdoa ninguém. Ou você vai junto, ou você se qualifica, ou você entende que o upskilling (aumento das competências dentro do campo de atuação) e o reskilling (ampliar competências ou habilidades para mudar de carreira ou se adaptar a novas funções no ambiente de trabalho) são fundamentais”.
No entanto, foi ressaltada a importância de compreender os limites da inteligência artificial, reconhecendo que ela ainda depende de orientação humana e não possui a mesma variedade e complexidade de habilidades dos seres humanos. Dra. Maria Olívia citou casos de mau uso de tecnologias, como o de um advogado nos Estados Unidos e de um juiz no Brasil, que aparentemente utilizaram o ChatGPT em peças jurídicas, porém, com situações fictícias, inventadas pela inteligência artificial.
INTEGRAÇÃO
Antes da palestra com o Dr. Sandro Tavares, gerente corporativo da Diretoria Executiva Jurídica, foi realizada uma apresentação pelo representante da empresa TOTVS, que será a fornecedora da nova tecnologia a ser usada no departamento legal da Fundação do ABC. Sidney Flores, diretor da área comercial da TOTVS, afirmou que a implantação do sistema “não é um processo simples nem rápido, mas vai trazer muitos benefícios”.
A empresa exibiu um vídeo com demonstrações práticas das principais funcionalidades do sistema, como o controle de processos, consulta de publicações e o painel de atividades. A ênfase foi dada à capacidade do software em agilizar e melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos advogados.
Em sua apresentação, Dr. Sandro Tavares informou que a Instituição está há cinco anos em processo de contratação da solução. “Esta é uma grande conquista para todos nós. Todos que trabalham no Jurídico da Fundação do ABC vão ter uma ferramenta de inteligência. Não é uma ferramenta tão somente para controle processual. Esse é o primeiro passo do novo modelo de departamento Jurídico que iremos implantar na FUABC”, enfatizou.
O gerente corporativo discorreu sobre a complexidade da natureza jurídica híbrida da Fundação do ABC, abordando as transformações e desafios enfrentados ao longo do tempo, bem como as ações necessárias para assegurar uma atuação legal estruturada e eficiente. Ele mencionou a necessidade de uma estrutura jurídica sólida para atender às diferentes demandas da Instituição, considerando as particularidades das unidades gerenciadas e a importância de uma atuação alinhada entre a Mantenedora e as demais instâncias.
O evento também evidenciou a necessidade de promover uma maior integração entre os profissionais dos departamentos jurídicos de toda a FUABC, que a partir de agora passam a trabalhar totalmente integrados à Diretoria Executiva Jurídica da Mantenedora, em um esforço que visa fortalecer o sentimento de pertencimento e a colaboração interdisciplinar em favor dos objetivos comuns da Fundação do ABC.