Fundação do ABC renegociará contratos com prestadores de serviços

Publicado em: 11/03/2022

Proposta é reduzir despesas em 20%, em busca de maior segurança financeira e de mais recursos para investimentos na Saúde

 

A presidente da FUABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan.

A Fundação do ABC deu início em março a um plano de ajuste de gastos junto às empresas prestadoras de serviços. Todas as unidades de saúde gerenciadas, assim como o Centro Universitário FMABC e a própria sede administrativa da FUABC deverão rever todos os seus contratos e buscar redução de 20% nas despesas – ou o máximo possível dentro do objeto do contrato e mediante justificativa. O contingenciamento visa o melhor aproveitamento do recurso público, com maior segurança financeira para a entidade e mais verbas para investimentos na Saúde.

Com orçamento de 3 bilhões aprovado para 2022, a FUABC tem cerca de R$ 800 milhões de custos anuais com prestadores de serviços. A partir do plano de ajuste fiscal, a expectativa de economia é de até R$ 160 milhões no ano.

“Já iniciamos os estudos para o enxugamento financeiro dos contratos. É preciso que fique muito claro que não estamos propondo redução de serviços ou de fornecimento. O que vamos buscar são alternativas que possibilitem a manutenção dos serviços a um custo menor. Precisamos otimizar o uso do recurso público. Estamos reorganizando as contas, para que tenhamos mais fôlego para os investimentos e melhorias necessárias em nossos centros de saúde”, informa a presidente da FUABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan.

Hoje a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá. Ao todo, responde pela gestão de 18 hospitais e 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), além do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e da Central de Convênios (CC), que está à frente de dezenas de unidades nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras.

RECURSOS HUMANOS

Paralelamente à questão dos prestadores de serviços, a Fundação do ABC colocou em prática um plano de reestruturação dos Recursos Humanos de sua sede administrativa e da Central de Convênios, que funcionam no mesmo prédio, dentro do campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André.

Após estudo das áreas, funções e atribuições, os setores administrativos da FUABC e da CC estão passando por processo de reorganização, com objetivo da economicidade a partir do melhor aproveitamento dos colaboradores e da maior integração entre as duas entidades.