Fundação do ABC tem nova Presidência

Publicado em: 10/02/2017

A médica proctologista Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna acaba de assumir a Presidência da Fundação do ABC. Solenidade na noite de 9 de fevereiro marcou o início da nova gestão, que tem como vice-presidente o médico e artista plástico Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa. A cerimônia de posse contou com presença de diversas autoridades, entre as quais o prefeito de Santo André, Paulo Serra, responsável pela indicação da Presidência da FUABC para a gestão 2017. Além do chefe do Executivo andreense, também prestigiaram a posse o diretor geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, os prefeitos Orlando Morando, de São Bernardo, José Auricchio Junior, de São Caetano, Atila Jacomussi, de Mauá, e Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra. O secretário de Estado da Saúde, Dr. David Everson Uip, representou o governador Geraldo Alckmin.

Com indicação de Santo André, Maria Bernadette Vianna e Wagner Kuroiwa assumem instituição para a gestão 2017

Formada pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), Maria Bernadette Zambotto Vianna é médica proctologista, gastroenterologista, colonoscopista, cirurgiã geral e do trauma, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e pós-graduação em Gestão Hospitalar. No âmbito administrativo, foi diretora geral do Hospital Municipal de Paulínia (SP), coordenadora médica e médica intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo do Campo, e respondeu pela criação, implantação e coordenação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Centro Hospitalar Municipal de Santo André, entre outras atribuições.

Já Wagner Kuroiwa é médico formado pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em Saúde Pública e em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo. Como artista plástico, acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil Estados Unidos, em 1999. Entre as principais atribuições no campo da gestão, já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, diretor do Grupo de Vigilância Sanitária Regional do Grande ABC da Secretaria de Estado da Saúde e diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de São Bernardo, foi diretor do Departamento de Vigilância à Saúde entre 2001 e 2008 e, atualmente, assumiu a Diretoria do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias.

Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dra. Maria Bernadette Vianna foi indicada por Santo André e substitui a assistente social de formação, sanitarista e especialista em gestão pública, Maria Aparecida Batistel Damaia. Wagner Kuroiwa assume o lugar do engenheiro Mauricio Mindrisz.

Maria Bernadette Vianna, Maria Aparecida Damaia e Wagner Kuroiwa

Ana Carolina Barreto Serra, Paulo Serra e Maria Bernadette Vianna

Prefeitos Atila Jacomussi e Orlando Morando

Patrícia Veronesi, Regina Maura Zetone e Carlos Eduardo Bassuto

Luiz Antonio Della Negra, Antonio Carlos Chagas, Maria Odila Gomes Douglas, Desiré Callegari, José Carlos Canga e Onésimo Duarte

Adilson Casemiro, José Auricchio Jr., Paulo Serra, Maria Bernadette Vianna, Cida Damaia, Wagner Kuroiwa, Orlando Morando e David Uip

Adilson Casemiro Pires, Maria Bernadette Vianna, David Uip e Wagner Kuroiwa

A nova presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna

José Auricchio Junior e Adriana Berringer Stephan

Novo vice-presidente da FUABC, o médico e artista plástico Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa