Fundação do ABC une solidariedade e conscientização no Dia Mundial da Água

Publicado em: 22/03/2024

Instituição promove campanha solidária de doação de água, envolvendo todos os colaboradores

 

A Fundação do ABC está convocando seus colaboradores a celebrarem o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, de uma forma especial e solidária. Alinhando-se ao espírito de sustentabilidade e responsabilidade social, a instituição lançou uma campanha de arrecadação de garrafas de água.

A campanha é um convite aberto a todos os colaboradores das sedes da FUABC e da Unidade de Apoio Administrativo, e do Centro Universitário FMABC. A iniciativa propõe que cada pessoa contribua entregando garrafas de água de 1,5 litro na Coordenação de Sustentabilidade, entre 11 e 22 de março. Ao fazer a doação, os colaboradores devem informar seu nome, número funcional (RE), departamento e unidade de lotação.

Mas a campanha não se limita apenas ao ato de doar. Em um gesto de gratidão e incentivo, cada garrafa de água entregue será convertida em um número da sorte para sorteio de prêmios. Os participantes concorrem a um mini condicionador de ar portátil, sendo um comtemplado por unidade (Mantenedora, Unidade de Apoio Administrativo e Centro Universitário FMABC).

Os resultados da campanha e a entrega dos prêmios estão previstos para o dia 25 de março. O evento ocorrerá na recepção da FUABC, onde os colaboradores poderão se reunir para festejar a ação e a contribuição de todos para um mundo mais sustentável.

“A água é um direito humano, essencial para saúde e qualidade de vida. Ser solidário a essa causa significa cultivar a semente da harmonia e prosperidade para colher um mundo melhor”, informa gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC, Nubia Secafem.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro (Rio-92). Desde então, a cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) define um tema para promover debates e conscientização sobre a preservação e relevância da água para a sobrevivência dos seres vivos. O mote de 2024 é: “Água pela Paz”.

Segundo as Nações Unidas, por meio do mecanismo UN WATER, a água pode criar paz ou desencadear conflitos. Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas lutam pelo acesso, as tensões podem aumentar. Ao cooperar no domínio da água, pode-se equilibrar as necessidades de água de todos e ajudar a estabilizar o mundo. A prosperidade e a paz dependem da água!

Pode-se promover a harmonia entre comunidades e países, unindo-se em torno do uso justo e sustentável da água – desde as convenções das Nações Unidas em nível internacional, até ações em nível local (https://www.un.org/en/observances/water-day).