Fundação do ABC vence chamamento público e segue à frente do AME Mauá

Publicado em: 11/08/2021

Novo contrato terá início em setembro, com validade de 5 anos

 

FUABC gerencia unidade desde 2011

A Fundação do ABC venceu chamamento público do Governo do Estado de São Paulo e seguirá à frente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá pelos próximos 5 anos. O resultado do certame foi publicado na edição de 17 de julho do Diário Oficial do Estado de São Paulo. Tanto as áreas clínicas quanto administrativas permanecem sob responsabilidade da FUABC, em acordo firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS). O novo contrato terá início em setembro. O valor mensal fixado é de R$ 895.209,27 e contempla consultas médicas e não médicas, exames e procedimentos terapêuticos.

Estão previstas no contrato de gestão 3.260 consultas médicas por mês em 10 especialidades, considerando primeira consulta, interconsulta e retornos. São elas: Alergia/Imunologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia.

A parceria com a FUABC também contempla 1.380 consultas e sessões não médicas mensais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, além de 9.200 exames laboratoriais, anatomopatológicos, radiografias, ultrassonografias, endoscopias, tomografias computadorizadas, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, eletroneuromiografia, ecodopplercardiograma, holter, urodinâmica, MAPA e teste ergométrico, além de exames oftalmológicos.

Com centro cirúrgico próprio, o AME Mauá fará 300 cirurgias ambulatoriais de baixa e média complexidade por mês.

A fim de garantir o cumprimento de metas e a assistência de qualidade, o contrato de gestão vincula os repasses financeiros do Governo do Estado a indicadores de qualidade e de produtividade pré-estabelecidos. Dessa forma, a Fundação do ABC assegura à população atendimento humanizado, resolutivo e segundo os mais rigorosos padrões de qualidade estabelecidos para a área da Saúde.

Estão previstas no contrato de gestão 3.260 consultas médicas por mês em 10 especialidades

“Fica a satisfação de um trabalho bem feito. Nos últimos três anos, conseguimos implantar uma importante mudança de mentalidade. Percebemos o engajamento e a dedicação dos colaboradores. A sensação é de reconhecimento do trabalho realizado e, ao mesmo tempo, de estímulo para que o serviço seja aprimorado cada vez mais. Não ficaremos acomodados com os resultados obtidos até agora. O desafio é sempre melhorar cada vez mais”, disse o diretor-geral da unidade, Dr. Airton Gomes.

HISTÓRICO

O Ambulatório Médico de Especialidades de Mauá é referência para atendimento médico de média complexidade à população da microrregião do Grande ABC composta pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de também atender aos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.

Inaugurado em 2011 já sob gestão da FUABC, o equipamento da Secretaria de Estado da Saúde funciona em prédio com dois pavimentos e um anexo operacional, totalizando 3.200 metros quadrados de área construída. A unidade conta com 14 consultórios médicos e 3 não médicos, 2 salas de curativo, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 4 salas de exames de métodos diagnósticos, posto de enfermagem, Central de Material e Esterilização (CME), entre outros espaços.

“Para os próximos 5 anos, a população pode esperar muita dedicação, carinho no atendimento e a busca permanente da qualidade como meta. Seguiremos empenhados em ofertar saúde resolutiva, com sensibilidade, humanização e engajamento de todas as equipes neste propósito”, finaliza o diretor-geral do AME Mauá, Dr. Airton Gomes.