Futuro Hospital da Mulher de São Bernardo atinge 70% de obras concluídas

Publicado em: 15/07/2022

Novo equipamento de saúde integrará em um único local os serviços do HMU e do Caism

 

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Com 70% de execução, o futuro Hospital da Mulher de São Bernardo será entregue ainda em 2022. A previsão é que a conclusão das obras e da adequação do prédio ocorra em setembro, conforme destacou o prefeito Orlando Morando durante vistoria no novo equipamento, que integrará os serviços do Hospital Municipal Universitário (HMU) e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). A visita ocorreu dia 13 de julho.

A fusão das unidades, hoje em funcionamento no Rudge Ramos, e a nova localização, no Centro, vão facilitar o acesso aos tratamentos de todas as mulheres, gestantes e puérperas, em um único local. Além disso, haverá ampliação da capacidade dos leitos, totalizando 170, e oferta de serviços como o pronto atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva obstétrica, ginecológica e neonatal, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais (tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros).

Assim que a estrutura estiver finalizada, a Prefeitura deve iniciar a etapa de instalação e testes dos equipamentos. “Entregar um novo equipamento de saúde é bastante complexo. Além de construir, temos que equipar e faremos isso com o que há de mais moderno no mercado. Nosso trabalho para a Saúde de São Bernardo não para e logo teremos em nossa rede mais este hospital somado aos demais já entregues, como o Anchieta, Hospital de Urgência e o futuro Hospital de Olhos”, destacou Morando.

ESTRUTURA

A atual estrutura do HMU está instalada em 5.000 m² e é composta por 128 leitos. No Hospital da Mulher serão 170 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto e 25 de UTI neonatal – um ganho de 42 leitos para a nova unidade.

O novo Hospital da Mulher está sendo instalado em área de 14.920 m². No total, o prédio conta com 11 andares, que abrigarão desde refeitórios, vestiários, farmácia, laboratórios, centros de imagem e diagnóstico, além de centro obstétrico, ambulatórios, pronto-socorro, UTIs, maternidade, sala de convivência para mães e acompanhantes e berçário, salas de administração, de ensino e de pesquisa e anfiteatro com capacidade para 140 pessoas.