Gerente administrativo da FUABC recebe moção de agradecimento da Câmara Municipal de Itatiba

Publicado em: 10/09/2021

Articulação de iniciativa sobre prevenção de acidentes domésticos infantis conquista reconhecimento do Poder Legislativo Municipal

 

Grupos de pais e mães receberam orientações sobre prevenção de acidentes domésticos com crianças

O gerente administrativo da Fundação do ABC junto ao contrato com a Prefeitura de Itatiba, Caio Vieira de Barros Arato, recebeu votos de “congratulações e agradecimento” na Câmara Municipal de Itatiba pela participação na campanha: “Primeira Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças no Município de Itatiba”. A moção nº 105/2021 é de autoria do vereador Fernando Soares da Silva (PSDB) e foi lida em plenário durante a 31ª Sessão Ordinária do Legislativo Municipal.

A campanha educativa ocorreu virtual e presencialmente entre os dias 23 e 27 de agosto, de acordo com a Lei Municipal Nº 5.338, que institui a iniciativa anualmente no calendário do município. Em formato on-line, funcionários da FUABC que atuam na rede de saúde da cidade, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas, gravaram vídeos educativos com base nos temas: prevenção de afogamento; locomoção segura; casa segura; cuidado com o bebê e segurança no carro. O material foi publicado durante a semana na página da Secretaria de Educação de Itatiba nas plataformas do Facebook e YouTube. Caio Arato foi responsável pela articulação da campanha junto às ESFs (Estratégias Saúde da Família), programa gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura desde 2017. Ao todo, são 13 unidades de Saúde sob gestão da FUABC.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado, pois houve uma repercussão expressiva na rede social. Porém, não quisemos ficar limitados apenas ao ambiente virtual. A ideia era aproveitar o engajamento e expandir ainda mais essas orientações às famílias de maneira didática e transparente. Por isso, criamos grupos de pais e mães nas 13 unidades de Saúde, que agendaram grupos e palestras com a participação de bombeiros, enfermeiros, socorristas, médicos além da realização de rodas de conversa para solucionar dúvidas. Desta forma, conseguimos ampliar a cobertura da mensagem junto à população. Fico contente com o reconhecimento e ainda mais motivado para a participação em novas campanhas de promoção e prevenção tão importantes no âmbito da saúde pública”, disse o gerente administrativo da FUABC.

A 31ª Sessão Ordinária do Legislativo Municipal de Itatiba ocorreu em 31 de agosto. Segundo a moção do vereador, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 3.300 meninas e meninos morrem por esse motivo no País e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave. Apenas em Itatiba, em 2020, foram realizados mais de 2.500 atendimentos hospitalares e 67 internações entre crianças de 0 a 12 anos. Em geral, estudos apontam que 90% desses acidentes podem ser evitados.