Gestão em Saúde Humana reforça intercâmbio com Portugal

Publicado em: 25/04/2014

Alunas da FMABC permanecerão por 2 meses em Coimbra para estágio na Escola Superior de Tecnologia da Saúde

 

Duas alunas do curso de Gestão em Saúde Humana da Faculdade de Medicina do ABC embarcaram em 30 de março para estágio de 2 meses na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), em Portugal. O intercâmbio de Cleonice de Almeida Pinto e Bianca da Silva Vasconcelos reforça a parceria entre as instituições, que desde 2010 mantêm cooperação nas áreas de ensino e pesquisa.

 Entre outubro e dezembro de 2013, os alunos da ESTeSC André Quiaios e José Nuno Domingues estagiaram na Medicina ABC e desenvolveram trabalhos científicos orientados pelo vice-diretor da FMABC e do curso de Gestão em Saúde Humana, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.

 “A relação FMABC-ESTeSC tem gerado bons frutos, principalmente na construção do conhecimento, na elaboração de artigos e, principalmente, ao levar o nome da Faculdade de Medicina do ABC e sua expertise nas áreas de gestão em saúde humana e ambiental a congressos internacionais e a publicações expressivas. É a vitória de um curso novo, reconhecido e amparado pelo Conselho Regional de Química, cuja similaridade no Brasil só é encontrada em Minas Gerais, na Universidade Federal de Uberlândia”, destaca o professor de Gestão em Saúde Humana, Rogério Alvarenga.

 As jovens brasileiras estão hospedadas em instalações para alunos no próprio campus da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. O programa de intercâmbio internacional entre a FMABC e a ESTeSC está sob responsabilidade do coordenador de Gestão em Saúde Humana, professor Odair Ramos da Silva, e do vice-diretor da FMABC, Dr. Fernando Fonseca. Em Portugal, a parceria é comandada pelos professores Nelson Leite Sá e Susana Paixão.

Entre os frutos mais recentes da parceria está a publicação de artigo científico nas edições eletrônica e impressa do “I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa” (http://www.uc.pt/fluc/gigs/geosaud), realizado entre 21 e 24 de abril na Universidade de Coimbra. A página 477 traz o artigo “Comparação entre cidades Portuguesas e Brasileira em relação à poluição luminosa”, fruto de investigação conjunta entre a ESTeSC e FMABC. “Agradecemos todo o acolhimento. Estes períodos de intercâmbio têm sido motivo de alegria e orgulho. Receber vossos alunos, tão educados, bem dispostos e ansiosos por aprender é um imenso prazer. Esperamos continuar a zelar por estas parcerias profícuas, que aproximam a saúde ambiental dos dois povos”, deseja o professor português Nelson Leite Sá.

 Contando com Cleonice Almeida e Bianca Vasconcelos, já são quatro alunos da Medicina ABC que passaram em estágio em Portugal – mesma quantidade da ESTeSC que esteve no Brasil.

 

 Parceria internacional

O início da cooperação entre FMABC e ESTeSC ocorreu em novembro de 2010, quando os professores Odair Ramos da Silva e Fernando Luiz Affonso Fonseca conquistaram em Coimbra o título de melhor pôster do “Congresso Internacional de Saúde Ambiental”. O trabalho faz correlação entre poluição atmosférica e alterações em exames hormonais sexuais em pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades da FMABC.

Em fevereiro de 2011 foi a vez do professor da ESTeSC, Nelson Leite e Sá, vir ao Brasil para evento do curso de Gestão em Saúde Humana. O convidado ministrou palestra sobre a experiência de Portugal na formação do profissional de Saúde Ambiental e a cooperação do país com o Brasil. Também passou o dia no campus universitário em Santo André, onde conheceu a dinâmica do curso, laboratórios de ensino, pesquisa e demais setores da FMABC. 

Entre outubro e novembro de 2011, os estudantes de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSC, Marco José de Almeida Pinheiro e Ana Raquel Leal Duarte, realizam estágio de pesquisa na Faculdade de Medicina do ABC. Em abril e maio do ano seguinte, as alunas da FMABC, Virginia Marchi e Mirta Rodrigues Coelho Bacaro, realizaram intercâmbio em Coimbra.