Gestores da Fundação do ABC vistoriam Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus

Publicado em: 22/07/2016

A presidente da Fundação do ABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, acompanhada por gestores e diretores da FUABC e da Central de Convênios, participou em 1º de julho de visita às instalações do futuro Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus, na Zona Leste da Capital. A vistoria contou com presença do secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha.

Equipes da FUABC e da Subprefeitura de São Mateus durante visita ao futuro Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus

Equipes da FUABC e da Subprefeitura de São Mateus durante visita ao futuro Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus

O Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus substitui com vantagens o antigo AMA Especialidades Jardim Tietê II. O novo equipamento foi remodelado e ampliado, passando de uma área construída de 1.116 m² para 1.867 m². Organizada em dois pavimentos, a unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, abriga nove consultórios médicos, duas salas cirúrgicas e três leitos de recuperação pós-anestésica. Possui ainda cinco leitos de enfermaria, nove salas para exames, sala de serviço social, coleta, acolhimento e medicação, entre outras dependências que obedecem às exigências de acessibilidade, com cadeiras de rodas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, piso podotático e elevador para cadeirantes.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 7,5 milhões, dos quais R$ 5 milhões na obra e o restante repassado à Organização Social de Saúde Fundação ABC, responsável pela aquisição dos equipamentos. Trata-se da terceira unidade Hospital Dia da Rede Hora Certa na Zona Leste. O equipamento que hoje oferece oito especialidades em consultas e 11 tipos de exames de especialidades passará a oferecer 20 especialidades em consultas e 15 em exames.

Durante a visita, o secretário Alexandre Padilha lembrou que a unidade ajudará a diminuir as filas de espera por cirurgias. O equipamento terá capacidade para proporcionar até 15 cirurgias diariamente, 324 por mês, e inovará garantindo cirurgias eletivas (vascular, urológica e de hérnia) a partir de setembro.

visita_hosp_dia_rede_hora_certa_sao_mateus_02

Sob gestão da Fundação do ABC, unidade ampliará oferta de especialidades em consultas e de exames de especialidades

Entre 2013 e 2016, o aumento de vagas propiciou, em toda a cidade, elevação de 311% no número de avaliações cirúrgicas e 28% de aumento no número de exames especializados.

O equipamento de São Mateus abriga ainda o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que antes funcionava na UBS São Francisco II, com quatro cadeiras odontológicas, e o Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI).

Padilha frisou que equipamentos como o Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus aproximam mais os serviços de saúde da população da periferia. “Já temos serviços que ficam lá na Avenida Paulista. Mas precisamos de serviços cada vez mais próximos da comunidade. Além disso, o pessoal do Hora Certa também consegue agora se aproximar de pacientes de outros equipamentos vizinhos, como os dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das Unidades Básicas de Saúde”, afirmou.