Governador do Acre, Tião Viana examina dissertações de mestrado na FMABC

Publicado em: 23/03/2018

Parceria entre Secretaria de Saúde do Acre, FMABC e Federal do Acre vai até dezembro de 2019 e engloba a formação de 30 mestres e 10 doutores

 

A secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, governador Tião Viana, a chefe da Casa Civil do Acre, Márcia Regina Pereira, Dr. David Uip e a vice-presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan

Governador do Estado do Acre, o médico e professor universitário Dr. Sebastião Afonso Viana Macedo Neves – mais conhecido como Tião Viana – esteve em 19 de março em Santo André, na Faculdade de Medicina do ABC, para a abertura da Semana de Integração Científica Acre – São Paulo. A atividade integra convênio entre Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), FMABC e Universidade Federal do Acre (UFAC), no valor de R$ 1,8 milhão, para custeio de 30 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e outros 10 de doutorado.

“É uma honra para a FMABC realizar esse trabalho conjunto. Essa parceria vai se expandir muito. É uma troca de conhecimento absolutamente fundamental. É desta forma que entendemos o Brasil, associativo, futurista, procurando a solução para seus problemas e melhorando a formação com a academia. Hoje é um momento de júbilo para a Faculdade de Medicina do ABC”, afirmou o diretor-geral da FMABC e secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. David Uip, durante recepção à comitiva do Acre.

Após a cerimônia de abertura, o governador Tião Viana integrou duas bancas examinadoras de mestrado, que tiveram como temas “Conhecimento e aceitabilidade dos profissionais de saúde na Amazônia Ocidental da vacina para o Papiloma Vírus Humano (HPV)” e “Mecanismos subjacentes de recidiva da hanseníase no Oeste da Amazônia: proposta de um modelo conceitual”. Na manhã do dia 20, o governador encerrou as atividades no ABC Paulista ao examinar o trabalho “Judicialização da saúde na Amazônia Ocidental: decisões colegiadas em saúde no Estado do Acre, Brasil”.

O diretor-geral da FMABC e secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. David Uip, durante recepção à comitiva do Acre

“Estamos vivendo um momento de ascensão do conhecimento do Acre. É uma honra estar aqui. É uma página bonita da saúde pública da Amazônia que se confirma nesta etapa, porque estamos atendendo as reivindicações da sociedade. Faz melhor quem se dedica mais”, declarou o governador Tião Viana, que completou: “As cooperações de conhecimento abrem uma esperança enorme de um futuro de qualidade na tomada de decisões, de compreensão, de estudo e valor que o Acre merece, por parte de toda a população e as gerações que estão por vir”.

Ao longo da semana – de 19 a 23 de março – foram nove defesas públicas de mestrado no total. Além de governador, o convidado externo Tião Viana é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, especialista em Medicina Tropical pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília e especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário de Brasília. Professor licenciado do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, tem pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e é professor honorário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

O coordenador da Pós-graduação da FMABC, Dr. Caio Parente Barbosa, com o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e o governador Tião Viana

PARCERIA FMABC-ACRE-UFAC

A parceria FMABC-Acre-UFAC foi publicada em 26 de agosto de 2015 no Diário Oficial do Estado do Acre (convênio SESACRE/FMABC/UFAC Nº 007/2015) e tem vigência até 31 de dezembro de 2019. O objetivo é formar novos professores e pesquisadores na área de Ciências da Saúde do Acre e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na região do Juruá. A aula inaugural dos cursos de mestrado e doutorado ocorreu em 23 de março de 2016, ministrada pelo próprio governador Tião Viana.

A iniciativa é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde. A Universidade Federal do Acre oferece os coorientadores das pesquisas e o local para as aulas, enquanto a FMABC fornece os doutores que ministram as aulas. Pela Medicina ABC, o docente à frente do projeto é o Dr. Luiz Carlos de Abreu.

“Seu legado, professor [Tião Viana], foi deixar esse princípio da educação pautado no pensamento científico. O povo do Acre hoje deve se felicitar por ter governantes e estudantes como vocês. Esse é um dos trabalhos mais belos que fizemos ao longo desses 50 anos da Faculdade de Medicina do ABC”, afirmou Abreu, ao enfatizar a importância do povo acreano, o principal beneficiado nesse processo: “O povo do Acre está de parabéns pela forma de conduzir a grandeza daquele Estado. Nossa contribuição, por menos que tenha sido, permitirá fazer um crescimento paulatino e constante. A Faculdade está honrada pela oportunidade de trabalhar com pessoas tão guerreiras”, declarou.

Professores, alunos, autoridades e convidados na abertura da Semana de Integração Científica Acre – São Paulo